Browsing by Author "Sakapepa, Zeferino Baptista"
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- O papel do professor como líder escolar e o seu contributo para a inclusão dos alunos num liceu no município de Benguela - AngolaPublication . Sakapepa, Zeferino Baptista; Pinto, JorgeNos dias de hoje, existe uma preocupação em torno do professor sobre o seu papel em termos de transmissão de conhecimento na escola. O tema desta tese gira em torno do papel do professor como líder e o seu contributo para a inclusão. O professor é a chave em torno do qual se desenvolve a aprendizagem do aluno. É verdade que existe uma relação permanente entre a liderança do professor e a inclusão, e na maior parte das vezes, a aprendizagem do aluno depende muito da forma como a gestão escolar atua e lidera no seu todo. O sucesso de qualquer aluno, passa pela forma de se organizar as estratégias de ensino/aprendizagem, fazendo com que todos os alunos consigam aprender. O professor como líder é alguém que ensina uma determinada matéria, mas também tem responsabilidades acrescidas para com os seus liderados que são os alunos. Na visão escolar, a inclusão tem a ver com a capacidade que o professor tem de acolher o aluno tal como ele é, e depois ajudá-lo a fazer o seu percurso como aluno, participando de forma integral na comunidade. Do ponto de vista académico, nenhum aluno caminha sozinho. Este precisa sempre do apoio do professor para que consiga ver mais além. Assim como o sucesso de um atleta dentro do campo depende das estratégias pedagógicas do treinador, assim também, o sucesso de um aluno em termos inclusivos depende muito das estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo professor na escola. Em função do problema e dos objetivos a serem alcançados, optou-se por uma investigação de natureza essencialmente qualitativa/descritiva. É de salientar que esta investigação consiste em descrever o estudo detalhado de uma determinada situação, problema ou facto, para elencar e relacionar variáveis que interferem nas suas relações, sem as manipular ou emitir juízo de valor. As técnicas utlizadas para a recolha de dados no contexto escolar, foram fundamentalmente o inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e observação. Tendo em conta o estudo realizado, concluiu-se que a inclusão é um caminho a ser feito, construído pelos professores, pessoal docente e não docente em Angola, para que o aluno faça o seu percurso escolar, se sinta acolhido e aprenda verdadeiramente. A inclusão, foi constatada por exemplo na abertura da escola a alunos portadores de deficiência. Se esta situação é positiva e considerada como um sinal de inclusão, percebeu- se em simultâneo que a escola não teve capacidade de resposta em termos organizacionais e pedagógicos para integrar e levar todos os alunos a aprender, daí a existência de níveis de insucesso e abandono. A questão da inclusão ainda não é vista como um problema central pela Direção da Escola e, portanto, as iniciativas que se tomam dependem muito mais do voluntarismo dos professores do que da ação da própria gestão. Os professores parecem preocupar-se com os alunos com dificuldades e tomam de certa forma algumas medidas, como por exemplo as aulas de apoio, embora os alunos não as reconheçam. Há aqui uma contradição entre as perceções dos professores e as dos alunos. Esta escola integra os alunos com deficiências o que é em si positivo no contexto angolano, muito embora tenham pouco acompanhamento. Recursos materiais são muito escassos, existindo falta de um local de estudo, de uma pequena biblioteca, e de materiais de trabalho, nomeadamente, computadores. Contudo, tem uma cantina escolar que no contexto angolano é muito importante. Os professores adotam determinadas medidas, nomeadamente o aconselhamento dos alunos no sentido de enveredarem pelo ensino profissional, pois este pode minimizar o abandono escolar e ser uma ferramenta para o ingresso no mercado de trabalho. Porém, há muito que fazer por parte da direção e professores sobre a inclusão.