Browsing by Author "Rocha, Diana Esgueirão"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anosPublication . Rocha, Diana Esgueirão; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Atualmente uma grande parte da população humana vive em centros urbanos, nos quais a maioria das crianças permanece afastada do contacto com o meio natural. Importa assim, criar condições para que as crianças possam ter momentos de conexão com a natureza onde possam observar e manusear elementos naturais, de modo a sentirem e compreenderem o espaço que as rodeia. Através deste envolvimento pretende-se que percebam que é necessário proteger, defender e preservar o ambiente, para garantir o futuro. Em Portugal, também nos espaços educativos é notória a separação entre o interior e o exterior. Ir lá fora é sinónimo de “desanuviar” ou “gastar energias”, sendo desvalorizadas todas a potencialidades da natureza. Assim, o Relatório Final “Conexão com a Natureza: um projeto com crianças dos 2 aos 5 anos” surge para identificar e analisar as barreiras colocadas pela comunidade educativa de forma a possibilitar o planeamento e implementação de estratégias que permita o estabelecimento de condições para que as crianças possam ter momentos de envolvimento com a natureza. No Relatório Final apresenta-se uma intervenção que envolveu um grupo de 21 crianças, 15 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, que frequentavam o Jardim de Infância de uma instituição no Concelho de Coimbra. Após diversas observações in loco, constatou-se que as crianças saíam regularmente para o exterior, contudo eram diversas as restrições impostas para a realização de atividades na natureza em determinadas circunstâncias. Para responder aos interesses de cada criança, criou-se um projeto, intitulado de “Lá Fora”, dinamizado entre fevereiro e maio de 2018. Neste projeto foram implementadas 6 propostas educativas que pretendiam relacionar o espaço interior com o exterior, conectar as crianças com a natureza e ainda, possibilitar momentos de contacto noutros espaços naturais, fora da instituição. Foram analisadas as brincadeiras preferidas das crianças no espaço exterior; as perspetivas das famílias em relação à importância dada à natureza para o desenvolvimento da criança e a perspetiva da educadora quanto às suas práticas e visões relativas à conexão do grupo com o meio natural. O estudo permitiu evidenciar a importância de estar “Lá Fora”, para o desenvolvimento integral das crianças. As idas regulares ao exterior possibilitaram uma maior ligação com a natureza, dado que só é possível proteger aquilo que se conhece e gosta. Para isso foi necessário seguir caminhos desconhecidos e arriscar, olhando para o meio envolvente como promotor de aprendizagens e de bem-estar.