Browsing by Author "Ribeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específicaPublication . Ribeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-; Borges, Isabel Cristina Neves, 1970-A escrita manual através da caligrafia cursiva acelera o desenvolvimento do cérebro da criança, trazendo variadas vantagens como o aumento da capacidade intelectual, da memória, das competências motoras, sendo também um fator essencial na aprendizagem da leitura com posterior promoção do sucesso académico. Contudo, estatísticas sugerem que as dificuldades na caligrafia cursiva variam entre os 5% e os 33% das crianças em idade escolar. Estes valores alarmantes levaram a que se realizasse um estudo sobre a temática, utilizando uma abordagem terapêutica. Como tal, para esta investigação selecionou-se apenas um sujeito, aluno do terceiro ano com perturbação da aprendizagem específica com prejuízo na caligrafia. A avaliação da caligrafia foi realizada de forma qualitativa através, sobretudo, em grelhas de observação. Tendo-se verificado uma disfunção definitiva nesta competência, a investigação tomou seguimento com uma intervenção de base sensoriomotora, de modo a estudar a pertinência da mesma na promoção da qualidade da caligrafia do aluno. Ao longo da intervenção exploram-se os sentidos e a motricidade da criança através de atividades dinâmicas individuais ou em par. Após oito meses de intervenção bissemanal em contexto escolar, a qualidade da caligrafia do aluno melhorou significativamente. Assim, certifica-se que os resultados obtidos foram ao encontro das espectativas, demonstrando-se benéfica esta abordagem de intervenção no caso em estudo.