Browsing by Author "Ribeiro, Denise Alexandra Lourenço"
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- Relatório Final da Prática Supervisionada. Provas Finais: Conceções de professores do 1.º Ciclo sobre a avaliação externa ao nível do Português e da MatemáticaPublication . Ribeiro, Denise Alexandra Lourenço; Almeida, Ana Patrícia; Leite, SaraHoje em dia “o conceito de avaliação” é algo que não podemos ignorar, encontra-se presente de forma enraizada no que concerne à área da educação. A avaliação tem sofrido alterações ao longo dos anos e está em constante evolução. O presente estudo teve como propósito compreender e analisar as representações de um conjunto de professores sobre as Provas Finais de Português e Matemática no 4º ano de escolaridade. Em concreto, procurou-se compreender de que forma a existência de Provas Finais de Português e Matemática no 4.º ano de escolaridade, tem efeitos sobre as práticas e as estratégias didáticas e de avaliação utilizadas pelos professores do 1.º Ciclo. Com este intuito, foram definidas três questões de pesquisa: 1) De que maneira as Provas Finais do 4.º ano influenciam as práticas de ensino e de avaliação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico?; 2) Quais as representações dos diversos intervenientes educativos perante as Provas Finais do 1º Ciclo do Ensino Básico?; 3) Qual o impacto dos resultados obtidos nas Provas Finais de 4º ano de escolaridade nos processos de ensino-aprendizagem. Para dar resposta a estas questões, optou-se pela adoção de uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo, sendo que se utilizou como meio primordial de recolha de dados a técnica da entrevista. Desta forma, foram realizadas 4 entrevistas a docentes de um estabelecimento de ensino da rede particular e cooperativa, que lecionavam no 4.º ano de escolaridade no presente ano letivo ou que tinham lecionado no ano anterior. A realização do estudo permitiu elaborar algumas conclusões. Nomeadamente, os quatro docentes entrevistados referiram que as Provas Finais influenciam de certa forma as suas práticas e não concordam com a forma como estas se encontram estruturadas. Consideram que é um elemento de avaliação que exerce pressão desnecessária aos alunos desde tenra idade. Contudo, os encarregados de educação encaram a avaliação externa como a mais importante no que diz respeito à avaliação do 1.º Ciclo do Ensino Básico.