Browsing by Author "Reis, Manuel Maria Quintanilha Torres Fortuna dos"
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- Análise teórica e prática dos princípios da animação baseada no estudo do cinema contemporâneo e na sua interpretação técnico-artísticaPublication . Reis, Manuel Maria Quintanilha Torres Fortuna dos; Teixeira, Pedro MotaMuito tem sido dito acerca da palavra “animação” e muitas têm sido as suas múltiplas aplicações, do vulgarmente denominado desenho ou cartoon animado à trucagem cinematográfica, do efeito especial à imagem 3D, do grafismo multimédia ao jogo interativo (Cavalheiro, J. 2012, p.7) A tentativa de produzir ilusão de movimento, e subsequentemente, de produzir animação, remonta há muitos séculos, ao princípio de um certo domínio da técnica. A animação sempre foi dependente dos meios tecnológicos disponíveis a dada altura. Para a animação acontecer é necessário que se produza uma ilusão de movimento a partir de imagens fixas, vistas em rápida sequência por meio de dispositivo mecânico, ótico ou eletrónico. Ora esses dispositivos começaram a surgir no século XVII e foram sofrendo alterações e melhoramentos até chegarmos aos dispositivos atuais. Como refere Cavalheiro (2012, p.11): “poder-se-á até dizer que esta adaptabilidade e diversidade são constitutivas da animação, e é no seu carácter híbrido e diversificado que funda a sua plasticidade própria.” O surgimento dos princípios da animação resultou de uma prolongada e complexa história, e o culminar de vários esforços da parte de uma geração brilhante de animadores que culminaram na chamada Era de Ouro da animação americana. Entre estes animadores destacam-se dois grandes: Frank Thomas e Ollie Johnston, autores da obra “The Ilusion of Life” (1981), que destaca pela primeira vez de forma detalhada e concisa os princípios da animação. São 12 os princípios destacados, cada um com uma função específica e um tremendo impacto na indústria da animação. Na tentativa de entendermos melhor tais princípios, foi necessário realizar um estudo de cariz prático e investigativo. Assim, foram analisados diversos filmes e curtas-metragens contemporâneas categorizadas por nós numa escala de realismo, análise essa que teve por base a obra “Understanding Comics” (1993) de Scott McCloud. Os princípios da animação foram analisados nesse contexto e subsequentemente classificados em gráficos. Em paralelo à nossa investigação desenvolvemos um projeto prático que nos permitiu uma apreciação prática e objetiva dos 12 princípios da animação. Essa apreciação prática envolveu a criação de uma personagem e a sua posterior animação.