Browsing by Author "Ramalho, Maria Margarida Agapito"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção das crianças de Educação Pré-escolar acerca dos seus pares com perturbações do desenvolvimentoPublication . Ramalho, Maria Margarida Agapito; Panaças, LuísaAtualmente a inclusão assume um grande protagonismo na vida da criança “diferente” e no sistema escolar. Independentemente dos problemas ou deficiência, a inclusão é um direito de todas as crianças. Perante este tema, parece-nos fundamental saber o que pensam as crianças de Educação Pré-escolar sobre as crianças “diferentes” que estão nas suas salas e qual o seu contributo para a inclusão. Neste sentido, a presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a perceção de crianças de Educação Pré-escolar em relação a crianças com Perturbação do Desenvolvimento, qual o contributo que poderão ter para inclusão bem-sucedida dessas crianças e qual o papel dos educadores na inclusão. Neste sentido pretende-se avaliar a opinião das crianças e dos educadores relativamente ao tema. Para obter os resultados foram aplicados os seguintes instrumentos: entrevistas a 9 crianças, entrevista à Educadora responsável da sala, realização de 23 testes sociométricos, observação prévia da sala e das rotinas e também uma observação direta à criança com Perturbação do Desenvolvimento em contexto de sala de aula. Os resultados demonstraram que as crianças da sala em estudo identificam e têm noção das características específicas da criança com Perturbação do Desenvolvimento e demonstram carinho, amizade e ajuda diariamente. Constatamos que o papel dos pares e da Educadora é muito importante para a inclusão das crianças, assim como a organização e ambiente dentro da sala. Através da observação, verificámos que é realizado um trabalho de inclusão, que há interação entre as crianças e que o contexto é facilitador da inclusão e aprendizagem das crianças.