Browsing by Author "Prata, Pedro Miguel da Silva Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do Feedback em empresas com economia compartilhada: a criação de confiança para o consumo de um produto na empresa AirbnbPublication . Prata, Pedro Miguel da Silva Costa; Herter, MárciaOs modelos colaborativos são um modelo de negócio que exige uma troca entre dois indivíduos – arrendar uma casa de uma pessoa e receber um inquilino, como é por exemplo o caso do Airbnb. Maior parte das vezes estes dois sujeitos não se conhecem,algo que exige confiança mútua para que o negócio seja feito. Entre os diferentes mecanismos para gerar confiança existe o feedback. E é este o mecanismo que vai ser abordado na investigação. Tendo em conta que é este o mecanismo a ser abordado, a pergunta de pesquisa que o autor pretende ver respondida é: qual é o papel do feedback na construção da confiança do consumidor na empresa Airbnb e no anfitrião para o consumo de produto? Assim, esta investigação pretende analisar o papel do feedback na construção da confiança no consumidor na empresa Airbnb e no anfitrião para a consumo de um produto. De forma mais especifica este trabalho pretende compreender o impacto dos diferentes tipos de feedback: número de avaliações, qualidade das avaliações, comentários, o facto dos comentários serem exclusivamente de hóspedes e a transparência. Partindo de uma análise quantitativa, foi realizado um questionário de forma a obter os resultados pretendidos. Após análise, constatou-te que nos modelos colaborativos existe influência do feedback, e de todos os tipos de feedback, na criação de confiança, tanto no Airbnb como no anfitrião, para o consumo de produto.