Browsing by Author "Pinto, Joana Margarida Piedade"
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- Educar no Presente … preparar o futuro: a gestão de conflitos na educação pré-escolarPublication . Pinto, Joana Margarida Piedade; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-O presente relatório reflete uma parte do percurso realizado ao longo de uma Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Descreve um projeto realizado numa sala de Jardim de Infância cuja finalidade era proporcionar a 20 crianças (9 do sexo feminino e 11 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos e que frequentavam um Jardim de Infância da rede pública de ensino pré-escolar, alternativas para resolverem situações de conflito que não implicassem a intervenção constante da educadora de infância. A estratégia privilegiada foi a gestão de conflitos através da comunicação das emoções, envolvendo a capacidade crescente das crianças reconhecerem, gerirem e exteriorizarem as suas emoções, terem relações positivas e resolverem problemas e conflitos dialogando. Para o efeito, é imprescindível que os educadores de infância desempenhem o seu importante papel na modelagem social das crianças e no seu desenvolvimento emocional, tal como defendido por Poulou (2016). Diversos autores, referidos ao longo deste relatório, nomeadamente Onchwari & Keengwe (2011), defendem a importância da intervenção em idades precoces no provimento de andaimes sociais e emocionais sólidos para as crianças, tornando-as mais resistentes e com bases essenciais para toda a sua vida. Quanto aos principais resultados, concluímos que, de facto, o projeto implementado levou ao desenvolvimento de algumas competências socioemocionais na resolução de conflitos. As crianças, porque passaram a deter o conhecimento e a compreensão das suas emoções e dos outros, evidenciaram uma maior autonomia para a resolução de conflitos entre si, não necessitando mais da intervenção constante da educadora do grupo ou da estagiária para o efeito.