Browsing by Author "Pereira, Patrícia Alexandra da Rocha"
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- As boas práticas do design de comunicação para publicidade sobre sustentabilidade: o caso de marcas de skincare "B-Corp"Publication . Pereira, Patrícia Alexandra da Rocha; Esteves, Sofia DinisEsta pesquisa tem o intuito de investigar a comunicação sustentável praticada pelas marcas de beleza qualificadas com a certificação “B-Corp”, encontrando-se assim, inserida no desafio 12 “Produção e consumo sustentáveis” proposto pela ONU, em 2015. Partindo das noções apresentadas pelos diversos autores no livro “101 Vozes pela Sustentabilidade: Por um desenvolvimento responsável” (2022), a sustentabilidade deixou de ser apenas uma questão de escolha para passar a ser uma necessidade geral. Uma sustentabilidade imperativa que exige que o consumismo descontrolado dê lugar a um compromisso sério com aquilo que será o futuro das gerações mais novas. Por isso, é preciso uma adaptação de todas as organizações. No entanto, segundo o autor Correa (2018) muitas empresas comunicam o tema da sustentabilidade somente como ferramenta de aumento de vendas, esquecendo-se das suas responsabilidades. O fenómeno do “greenwashing” é o resultado de uma incoerência entre a comunicação de uma imagem de marca “amiga do ambiente” e os seus comportamentos sustentáveis (que são, nestes casos, escassos ou inexistentes). Deste modo, esta investigação realiza um estudo de caso sobre as marcas de beleza “BCorp”, recorrendo, numa primeira fase, à análise da sua comunicação nos seus meios publicitários com o objetivo de entender como é que as mesas comunicam sustentabilidade e, em específico, identificar as boas práticas utilizadas. Em complemento foi organizado um focus group com a finalidade de entender a opinião das Gerações Z e Millennials (ambientalistas e não ambientalistas) sobre a publicidade das marcas escolhidas, como forma de aprofundamento da informação analisada anteriormente, enquadrando a sua comunicação na matriz dos autores Baldassarre e Campos (2016). Assim, esta pesquisa irá ser benéfica não só para empresas da indústria da beleza, uma vez que irá auxiliar na criação de uma estratégia de comunicação sustentável com base nas boas práticas exemplificadas, como a sua metodologia poderá ser aplicada a outros setores do mercado.