Browsing by Author "Pereira, Celso"
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- Abordagem e Registo da Anafilaxia em PortugalPublication . Mota, Inês; Pereira, Ana Margarida; Pereira, Celso; Tomaz, Elza; Ferreira, Manuel Branco; Sabino, Filipa; Coelho, Anabela; Santos, Anabela; Martins, Henrique; Morais-Almeida, MárioA anafilaxia apresenta uma incidência crescente, particularmente em idade pediátrica. Constituindo uma emergência médica, o sucesso terapêutico depende de uma intervenção precoce e adequada. A adrenalina por via intramuscular constitui o fármaco de eleição para o seu tratamento, devendo a dose ser ajustada ao peso e à idade. Resolvida a reação aguda, o doente deve ser mantido sob vigilância médica por um período de 6 a 24 horas, pelo risco de ocorrência de reações bifásicas. Deverá ser considerada a prescrição de um dispositivo de autoadministração de adrenalina em todos os doentes com diagnóstico ou suspeita de anafilaxia; adicionalmente estes doentes têm indicação formal para estudo em consulta de imunoalergologia, de modo a permitir uma adequada intervenção diagnóstica e terapêutica que reduzirá o risco futuro. Todos os episódios de anafilaxia devem ser registados no Catálogo Português de Alergias e outras Reações Adversas (CPARA), constituindo este um instrumento fundamental de partilha de informação clínica dentro do Sistema de Saúde. Este manuscrito pretende divulgar as orientações para o diagnóstico e tratamento da anafilaxia, tornando a sua abordagem clínica mais eficiente e consertada a nível nacional, e promover a adesão ao Catálogo Português de Alergias e outras Reações Adversas como um instrumento essencial de registo e partilha de informação dos episódios de anafilaxia ocorridos em Portugal.
- A investigação de acidentes de viação: Uma mais-valia para a prevenção deste tipo de sinistrosPublication . Pereira, CelsoO presente relatório científico subordina-se ao tema “A Investigação de Acidentes de Viação: uma mais-valia para a prevenção deste tipo de sinistros”. Portanto escolheu-se, como problemática, a sinistralidade rodoviária e definiu-se como objetivos avaliar a influência que a investigação em acidentes de viação tem na prevenção dos mesmos. Como tal, estudou-se os Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação, as limitações e dificuldades que estes experienciam na sua atividade. No que concerne à metodologia científica utilizada, numa primeira fase procedeu-se à análise documental, recorrendo a obras de autores de referência, dissertações de mestrado e sites de internet, para a recolha de documentos e colheita de informação relevante. Numa segunda fase do relatório, apresentam-se as respostas aos 82 inquéritos por questionário, aplicados aos Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação da Guarda Nacional Republicana (GNR), posteriormente estes foram alvo de análise quantitativa e qualitativa, com recurso a estatística descritiva e análise de conteúdo. Concluiu-se que os Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação desenvolvem investigações que os distinguem das outras forças de segurança e entidades civis, pela sua competência técnica. Denota-se que existe um bom relacionamento destes com as Autoridades Judiciárias que veem o seu trabalho como credível, no entanto não se verifica um retorno da informação, quanto aos resultados do processo, dos Tribunais para os Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação. Verifica-se, através da análise de dados, que estes contribuem para a redução da sinistralidade rodoviária, e são uma mais-valia na prevenção de sinistros graves visto que a descoberta das causas que originam este tipo de sinistros é uma forma de responsabilizar e reduzir o sentimento de impunidade dos condutores. Também os resultados que estes produzem podem ser utilizados pela GNR para direcionar as ações de fiscalização ou intensificar o seu patrulhamento. No entanto, os Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação padecem de limitações, quer ao nível de meios técnicos, quer ao nível da atualização de formação, suscetíveis de influenciar a qualidade do trabalho desenvolvido por estes.