Browsing by Author "Pereira, Carla Marina Gomes"
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- Qualidade dos cuidados de enfermagem: Diferenças em hospitais de Portugal e TurquiaPublication . Martins, MM; Trindade, Letícia De Lima; Yilmaz, Aysun Türe; Demirsoy, Nilufer; Vilela, Carlos; Ribeiro, Olga; Pereira, Carla Marina GomesObjetivo: analisar a percepção dos enfermeiros acerca das atividades que contribuem para a qualidade dos cuidados de enfermagem em serviços hospitalares portugueses e turcos. Método: estudo multicêntrico, quantitativo, transversal, realizado em um hospital de cada país, envolvendo 211 enfermeiros de cada cenário. Utilizou-se a Escala de Percepção das Atividades de Enfermagem que Contribuem para a Qualidade dos Cuidados. Realizado de agosto de 2017 a março de 2018. Resultados: verificou-se que os enfermeiros portugueses tiveram médias mais elevadas em todos os domínios, exceto nas atividades relativas à continuidade de cuidados, ao sistema de registros e no conhecimento das políticas institucionais. Os achados sinalizam aspectos que carecem de investimentos. Conclusão: as percepções dos enfermeiros, mesmo em países diferentes, demonstram um perfil profissional específico que reforça a utilidade da conceptualização nesta área do conhecimento como um contributo para o bem-estar e promoção da saúde dos indivíduos.
- Technologies used by nursing managers in Portuguese hospitalsPublication . Martins, MM; Trindade, Letícia de Lima; Vandresen, Lara; Leite, Maria José Mesquita Gomes Correia; Pereira, Carla Marina Gomes; Lumini Landeiro, Maria JoséTo analyze the association between the characteristics of nurse managers and the use of information technologies in Portuguese hospitals.
- O tempo para gerir. Como?Publication . Pereira, Carla Marina Gomes; Martins, Maria ManuelaA enfermagem tem hoje um olhar diferenciado sobre a gestão em enfermagem considerando que a Ordem dos Enfermeiros já publicou as competências acrescidas avançadas para a área da gestão o que determina de forma clara, a gestão científica em enfermagem (OE, 2018), como área de intervenção. A gestão adequada do tempo torna-se imprescindível, na gestão corrente face às exigências para o cargo de gestor, gerir o tempo de forma eficaz é fundamental, é a arte de organizar a vida e o trabalho de forma controlada. Com a finalidade de contribuir para a compreensão do problema da gestão do tempo dos gestores afim que a sua tomada de decisão tome sentido de priorizar o seu papel, centramo-nos nos objetivos: Identificar as áreas de maior ocupação de tempo dos gestores de enfermagem na função pública; Analisar a ocupação do tempo dos gestores de enfermagem face às condições socioprofissionais; Analisar a ocupação do tempo dos gestores de enfermagem face ao uso de recursos tecnológicos e à gestão de conflitos. O presente estudo é de natureza quantitativa, descritivo e exploratório. A população do nosso estudo são os enfermeiros gestores e supervisores de um Centro Hospitalar do Norte do País, sendo a amostra constituído por 30 participantes. O instrumento de colheita de dados foi um questionário de autopreenchimento de MARTINS, MM; GONÇALVES, MN (2014) e a escala de gestão de conflitos de Costa et al (2013). A amostra carateriza-se por enfermeiros gestores com uma média de idades por volta dos 51 anos, dos quais aproximadamente 29 anos são de exercício profissional. Relativamente à perceção da ocupação do tempo para a gestão do serviço, observaram-se diferenças significativas na ocupação entre os vários domínios, sendo a “Intervenção Política e assessoria” reportada como significativamente inferior à dos restantes domínios. Verificar-se ainda que, entre o software genérico as TIC mais frequentemente utilizadas são o correio eletrónico e a intranet. Relativamente à gestão de conflitos observaram-se diferenças significativas, sendo que a estratégia de “Colaboração” foi significativamente mais apontada. Em conclusão podemos afirmar que o grande consumidor de tempo dos enfermeiros gestores são a gestão dos cuidados e dos recursos humanos, o correio eletrónico é um instrumento efetivo de trabalho e o comportamento da gestão de conflitos é de tipo colaborativo.