Browsing by Author "Paiva, Ana Paula Salvo"
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- Do ensino modular ao ensino por eLearning - uma evolução natural para o Ensino ProfissionalPublication . Paiva, Ana Paula SalvoA integração de Cursos Profissionais na oferta educativa das Escolas Públicas poderá representar uma oportunidade de evolução para as Escolas Profissionais existentes, confrontadas com o desafio de adaptação dos seus projectos e metodologias de ensino às exigências da Sociedade da Informação e do Conhecimento e a eminência de escassez de procura pelo seu público-alvo tradicional. Duas décadas de formação assente numa estrutura modular, metodologias activas e forte integração com o mercado de trabalho, colocam as Escolas Profissionais em situação privilegiada para a adaptação efectiva de propostas de formação para metodologias de eLearning, captando novos públicos já integrados no mercado de trabalho para quem a formação ao longo da vida representa vantagem competitiva, mas frequentemente pouco disponíveis para modalidades de formação presencial. Nesta comunicação evidenciam-se paralelismos entre características tradicionais do Ensino Profissional e requisitos da formação por eLearning e concretizam-se aspectos-chave facilitadores da evolução da formação profissional para metodologias de eLearning. Palavras-chave: ensino profissional, elearning, formação profissional, formação de activos, ensino modular
- eLearning no ensino presencial: A integração das TIC e do ensino experimental nas práticas pedagógicas, através da Formação Contínua de Professores e EducadoresPublication . Paiva, Ana Paula SalvoA Formação Contínua de Professores e Educadores pode ser indutora da alteração de práticas pedagógicas, nomeadamente no que respeita à recriação de contextos de ensino‑aprendizagem em que o potencial de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação possa ser aproveitado de forma eficaz, promotora de acréscimos de qualidade e quantidade das aprendizagens. Neste trabalho descrevem‑se o caso de uma Acção de Formação de Professores de Ciências Experimentais do Ensino Básico e Secundário (25h) e o caso de uma Acção de Formação de Educadores (25h) desenvolvidas em ambientes de eLearning presencial, visando a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação e do ensino experimental nas práticas pedagógicas, em cada nível de ensino. Nestas acções, as ideias-chave na concepção dos ambientes formativos foram: metodologias activas de ensino-aprendizagem; recurso sistemático a materiais e actividades em suporte digital, organizados e distribuídos através de uma plataforma de gestão de aprendizagens (Moodle); realização de actividades científicas experimentais, em condições de segurança e com informação científica adaptável ao estado de desenvolvimento de crianças do pré-escolar (utilizando materiais facilmente acessíveis e/ou recicláveis) e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para preparação, registo e divulgação de informação sobre as actividades experimentais (Educadores); simulação de actividades científicas experimentais com recursos digitais e utilização do computador na produção de materiais utilizáveis em contexto científico experimental (Professores de Ciências Experimentais); utilização contextualizada de software e hardware no ambiente formativo, privilegiando recursos de utilização livre; experimentação reflexiva de recursos em actividades passíveis de promover transferência posterior para os contextos de docência dos formandos; realização de actividades tanto na perspectiva de formando / aluno, como na perspectiva de formador / conceptor de ambientes de aprendizagem; promoção da partilha de conhecimento ao vivo e mediada pela utilização do computador; expansão dos limites do espaço formativo para a vastidão de potencialidades acessíveis através da Internet, em percursos objectivos e previamente direccionados ou posteriormente definidos pelos formandos. Apresentam-se também os resultados do estudo dos contextos de formação e da posterior transferência de aprendizagens para o quotidiano docente, obtidos através de uma investigação de doutoramento desenvolvida na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Palavras-chave: eLearning presencial, ensino experimental das ciências, formação contínua de professores e educadores, tecnologias de informação e comunicação, tic,
- Física, comunicação ou… integração?Publication . Paiva, Ana Paula SalvoResumo "Todos diferentes, todos iguais". Ensinar alunos surdos de forma eficaz requer recursos e estratégias diversificados para criar contextos de ensino-aprendizagem o mais "iguais" possível. Se a comunicação professor - aluno surdo não for fluente fica comprometida a construção de aprendizagens. Estabelecer comunicação eficaz, para dotar os alunos de competências que permitam a sua integração plena na sociedade em cada momento da vida, é necessário. A literatura indica que o recurso a Tecnologias da Informação e da Comunicação pode contribuir para uma maior eficácia do ensino-aprendizagem, em particular com alunos menos competentes que os seus pares. Efectuou-se uma investigação para descrever o ensino-aprendizagem de Física num contexto em que a comunicação educativa foi mediada pelo computador, utilizando materiais produzidos para a investigação com base no referencial teórico do "Modelo de Processamento da Informação" de Gagné; participaram quatro alunos surdos e o respectivo professor. Observou-se desinteresse dos alunos pela aprendizagem da Física; motivação pelo uso do computador, do software (acrescida pelo retorno recebido) e pela realização de actividades experimentais; concentração no trabalho; ligeiro acréscimo de autonomia na aprendizagem. Entre outros aspectos, concluiu-se que houve recepção parcial da mensagem educativa e aprendizagem efectiva sobre o tema; não houve acréscimo imediato de motivação pelo estudo da Física; a competência evidenciada nas tarefas e os ganhos de autonomia podem induzir ganhos de auto-estima, com reflexos no futuro dos jovens tanto na escola como na sociedade, facilitando a sua integração plena. Palavras-chave: surdos, Física, computador, TIC, ensino, aprendizagem, contexto.