Browsing by Author "Paiva, Ana Margarida Fontes"
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- (Re)parar e (re)pensar o poster como meio de crítica e consciencialização socialPublication . Paiva, Ana Margarida Fontes; Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches; Marques, AnaEste projecto descreve o trabalho realizado pela candidata Ana Margarida Fontes Paiva, para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado de Design e Cultura Visual do Iade – Universidade Europeia. O estado da arte aborda áreas da Cultura Visual, Critical Design, o Poster e a Sociedade, procurando responder à pergunta: “Pode o poster funcionar (ainda) como meio de crítica e consciencialização social?”. O projecto será focado na elaboração de Posters, como um meio de crítica e consciencialização. Como explica Bruno Pereira (2017) num comunicado na apresentação da inauguração da Poster, uma galeria pública em Marvila, “o poster foi o primeiro meio em que a arte e a publicidade se uniram em simbiose. Mudaram o mundo e mudaram a forma como o mundo comunica. Criaram guerras, criaram heróis, e criaram a possibilidade de qualquer um forrar as paredes com pedaços de história, História da qual, todos fazemos parte e devemos sempre continuar a fazer.” O poster além de ser uma forma de discutir a sociedade, a política, ou o próprio design, é uma maneira de se construir uma possível utopia figurativa ou metafórica sobre a vida. A Itália, na passada década de 70, foi profundamente marcada por esse movimento criativo, também chamado de “Anti-Design”, por intensificar o discurso contra o mercado e as relações de consumo numa sociedade capitalista. Reflectindo recorrentemente sobre as potencialidades das artes gráficas, Ernesto de Sousa (2015) no artigo Todo o cartaz é político, elegeu o poster enquanto “médium” privilegiado ao serviço da criatividade e da democracia, pela sua capacidade de síntese e de recepção por parte de um público alargado. Foi desta forma pertinente a escolha de um tema que permitisse liberdade criativa e de expressão, para desta forma obter resultados diferentes, explorar diferentes ferramentas e materiais. Saul Bass (2014), designer norte-americano focado no design de comunicação, deu a seguinte definição: “Design is thinking made visual”. É um processo de pensamento que se transforma em algo visível. Palavras, fotografia, desenho, ilustração, colagens, mixed media, e essencialmente tipografia, assumem o formato poster como meio, através de um conjunto de composições gráficas que exponham os resultados sustentados pela Crítica. A Pesquisa Qualitativa é o primeiro tipo de Metodologia escolhido e ganha forma através da Análise Documental, principalmente de origem Online e Casos de Estudo. Conclui-se que o projecto oferece uma perspectiva sobre a sociedade contemporânea, a sociedade de consumo, resultantes de pensamentos, reflexões e experiências, onde o poster é um meio que permite apresentar esta perspetiva, através das mais variadas técnicas. É um exercício de criatividade provocatório, pelo que a sua leitura deverá ter em conta esta premissa. Tu tens que utilizar quem és no teu trabalho, mais ninguém consegue fazer isso. Ninguém mais consegue ir buscar algo ao teu passado, dos teus próximos, da tua educação, e da tua experiência de vida1 (Carson, D. 2015, TedTalk Design and Discovery).