Browsing by Author "Mourato, Vanessa Amaral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A evolução da questão do género na publicidade, um contributo a partir dos anúncios televisivos portugueses dos anos 80, 90 e 2000: o caso dos produtos de higiene pessoalPublication . Mourato, Vanessa Amaral; Pacheco, CláudiaO estudo aqui apresentado aborda a publicidade na televisão portuguesa, mais concretamente os anúncios de higiene pessoal masculinos e femininos. Sabemos que, com a evolução das novas tecnologias existem novas formas de fazer publicidade, apesar disso decidimos que o nosso trabalho recairia sobre a evolução destes anúncios e dos estereótipos de género na televisão portuguesa nos anos da década de 1980, 1990 e desde o inicio dos anos 2000 até aos nossos dias. Um dos objetivos do nosso trabalho consiste em perceber os estereótipos de género presentes nestes anúncios, principalmente compreender quais deles estão associados à mulher, entender também, se ao longo destas décadas, existiu algum tipo de evolução em relação às diferenças mais características entre o género masculino e feminino. Para o efeito, desenvolveu-se uma análise qualitativa do conteúdo dos anúncios, recolhidos de um canal do Youtube, mais precisamente, quinze (15) anúncios das respetivas décadas supra referidas, resultando num total de quarenta e cinco (45) anúncios . Os resultados obtidos demonstram que todavia existe um longo caminho a percorrer, para que haja uma positiva e notória evolução, capaz de encurtar as diferenças entre géneros masculino e feminino e dissipar os permanentes estereótipos que subsistem entre eles.