Browsing by Author "Mota, Ana Paula Roriz"
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- O processo de transição dos alunos com necessidades educativas especiais para a vida pós-escolar: um estudo de caso no centro de recursos para inclusão do concelho de GuimarãesPublication . Mota, Ana Paula Roriz; Amado, NunoO presente estudo tem como objectivo caracterizar as respostas proporcionadas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no processo de transição para a vida adulta que estão a ser implementadas no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) do concelho de Guimarães e identificar os facilitadores e as barreiras ao processo de elaboração e implementação dos Planos Individuais de Transição (PIT). O processo de transição necessita de ser planeado e trabalhado, na medida em que o presente e futuro do jovem estão frequentemente condicionados pelo conjunto de oportunidades a que este pôde aceder. Importa portanto aferir que recursos estão disponíveis aos alunos com necessidades educativas especiais neste processo, principalmente numa altura em que a situação financeira do país condiciona transversalmente, quer o sector educativo, quer o mercado de trabalho. Tendo em conta a temática e objectivos em estudo, optou-se por um estudo de natureza qualitativa e carácter exploratório, do tipo estudo de caso. Para a recolha de dados foram desenvolvidos e utilizados um Questionário de Contextualização da Instituição em questão e um Guião de Entrevista. A amostra constitui-se por sete dos profissionais que fazem parte da equipa que participa no processo de elaboração e implementação dos PIT a cargo do CRI, incluindo a visão de um empregador. De acordo com os dados recolhidos podemos concluir que se verificam problemas significativos no processo de transição, na medida em que os entrevistados identificaram um maior número de barreiras do que facilitadores. No que concerne aos facilitadores, conclui-se que a parceria entre o CRI e as escolas representa uma mais-valia para o processo, bem como o trabalho desenvolvido no sentido de colocar o aluno no centro do processo e de lhe proporcionar experienciar diferentes áreas vocacionais. Relativamente às barreiras, destacam-se o insuficiente apoio financeiro do Ministério da Educação ao processo de transição e a falta de estruturas que apoiem a continuidade do processo no período pós-escolaridade.