Browsing by Author "Moreira, Inês Alves Pedrosa Louro"
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- Relatório de estágio. Prática de Pedagógica Supervisionada. Como vamos aprender a estudar?Publication . Moreira, Inês Alves Pedrosa Louro; Almeida, Ana PatríciaOs hábitos de estudo são reconhecidos por diversos investigadores, como um processo contínuo que apresenta uma evidente correlação entre o desempenho e o sucesso escolar dos alunos. Apesar de ser uma área que tem vindo a ser alvo de uma maior preocupação, ainda são poucas as escolas e professores que no nosso parecer, promovem e desenvolvem realmente estas competências de estudo, inserindo-as nas diferentes áreas curriculares e nas suas rotinas de ensino. Diversos problemas de aprendizagem são justificados, pela ausência ou uso inadequado de estratégias de estudo e pela não existência de hábitos de trabalho favoráveis à aprendizagem. O presente trabalho emerge da reflexão de uma futura profissional de educação, ao observar a existência de algumas dificuldades em sala de aula, relacionada com fraco ritmo de trabalho, desmotivação e uma consciência muito limitada da utilidade de adotar estratégias de aprendizagem. Desta forma, estruturou-se um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos que tem por objetivo perceber a relevância da inclusão das estratégias nas diferentes áreas curriculares e verificar se o ensino de estratégias de estudo permitem aos alunos assumir um papel mais ativo e adquirir competências de autorregulação na aprendizagem. Este trabalho é construído durante a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 4.º ano de escolaridade. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação. Como participantes temos a turma do 4.º ano de escolaridade e a professora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, entrevista, inquérito por questionário, diário de bordo, conversas informais e recolha documental. Os resultados evidenciaram a relevância que os hábitos de estudo assumem no desempenho escolar de alunos do 4.ºano do Ensino Básico. Desta forma, recorremos ao programa de competências de estudo proposto por Carita et al. (1998), a partir do qual desenvolvemos parcialmente o nosso trabalho. Recorremos também ao desenvolvimento de estratégias que nos pareceram mais adequadas, tendo em conta o contexto e o grupo em questão.