Browsing by Author "Morais, Ana Cristina Seco de"
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- A dessacralização de um biombo com características orientais em madeira policromada revelada através do estudo laboratorial e as suas implicações na intervenção de conservação e restauroPublication . Morais, Ana Cristina Seco de; Cruz, António João; Rego, CarlaDurante uma intervenção de conservação e restauro, foi verificado que um biombo em madeira policromada, com características orientais, apresentava extensos repintes. Conforme apurado através de imagens de infravermelho, esses repintes tinham o objetivo de ocultar a origem ocidental das figuras e os símbolos cristãos nas pinturas de 12 cartelas. Originalmente, as representações eram de atos da vida de São Domingos de Gusmão, e os repintes visaram a dessacralização do objeto, provavelmente durante o período em que o cristianismo foi proibido na China (de 1724 até à década de 1840). Esta dessacralização corresponde a um tipo particular de iconoclastia não intencional, que não pretendia atacar o que as imagens representavam, mas preservar a comunidade a que pertencia o biombo, a qual manteve suas crenças religiosas, e o próprio objeto. A ponderação dos diversos aspectos relevantes levou à decisão de não remover esses repintes, não obstante sua natureza grosseira, devido ao seu valor histórico e documental.
- Estudo e tratamento de conservação e restauro de um Biombo Oriental em madeira policromadaPublication . Morais, Ana Cristina Seco de; Cruz, António João; Rego, CarlaNo âmbito da presente dissertação de mestrado, efectuou-se o estudo de um biombo oriental em madeira policromada, cuja intervenção se encontra ainda em desenvolvimento. O biombo, composto por seis folhas articuladas entre si, pertence a um colecionador particular, e apresentava extensos repintes, que pretenderam ocultar, nas pinturas de 12 cartelas, a origem ocidental das figuras e os símbolos cristãos, e que resultaram na alteração da imagem original. A intervenção de conservação e restauro, bem como o estudo efectuado, permitiram um maior conhecimento dos materiais e técnicas de execução da obra, bem como da história e das razões pelas quais os repintes terão sido adicionados. Originalmente estavam representados actos da vida de São Domingos de Gusmão e os repintes visaram a dessacralização do objecto, provavelmente durante o período em que o cristianismo foi proibido na China (de 1724 até à década de 1840). A remoção ou não, dos repintes, colocou questões pertinentes, do ponto de vista da teoria e da ética da conservação e restauro, bem como da metodologia e dos critérios que balizavam a intervenção proposta. A ponderação sobre esses aspectos levou à tomada de decisão da não remoção desses repintes, não obstante a sua natureza grosseira, devido ao seu valor histórico e documental.