Browsing by Author "Matias, Ana Margarida Martins"
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- Promoção do conforto da pessoa vitima de traumaPublication . Matias, Ana Margarida Martins; Mendes, AnabelaO caminho percorrido rumo à aquisição e desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica, encontra-se refletido no presente relatório. A escolha da temática “A Promoção do Conforto da Pessoa Vítima de Trauma – Intervenção Especializada de Enfermagem” resultou de motivações intrínsecas pela crescente problemática relacionada com o trauma e sendo o conforto um resultado esperado pela implementação de intervenções de enfermagem (Kolcaba, 2003) o entendimento da sua multidimensionalidade é uma intervenção especializada. Para Benner (2001) confortar é uma competência do enfermeiro. As pessoas vítimas de trauma grave exigem cuidados de enfermagem diferenciados e complexos e a promoção do conforto procura uma prática centrada na perspetiva do doente que se encontra em sofrimento num ambiente altamente tecnológico. De forma a nortear o processo formativo, a Teoria do Conforto de Kolcaba e o quadro concetual oferecido por Benner serviram de sustentação ao desenvolvimento de competências nesta área. Para desenvolver competências na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e mais especificamente no âmbito da promoção do conforto da pessoa vítima de trauma, foi realizado um estágio que decorreu inicialmente num serviço de urgência e posteriormente numa unidade de cuidados intensivos. No presente documento é apresentada a fundamentação do tema e o enquadramento teórico. De seguida é apresentada a análise do processo de desenvolvimento de competências concretizada em cada um dos locais onde decorreu o estágio. Analisou-se a experiência vivida nos dois campos de estágio, descrevendo as atividades realizadas e explanando as competências desenvolvidas. Este relatório espelha a reflexão sobre a prática, o questionamento sobre temas complexos, os subsídios que resultaram da interação com peritos, os momentos de aprendizagem e a mobilização de saberes, em suma o culminar de uma apropriação de competências.