Browsing by Author "Marques, Mafalda Gonçalves"
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- A ciência no mundo das crianças: um estudo sobre o trabalho prático e experimental em educação pé-escolarPublication . Marques, Mafalda Gonçalves; Varandas, Ana CruzEste estudo surge no âmbito de dois estágios realizados em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo, contribuindo para a perceção da importância do uso de atividades de trabalho prático e experimental, que tenham em conta os interesses das crianças, quando se inicia o Ensino das Ciências. No sentido de perceber esta importância, foram consultados vários autores que afirmam a necessidade de se dar início ao Ensino das Ciências em Educação Pré-Escolar integrando na prática a curiosidade e as capacidades de investigação das crianças nesta faixa etária; no entanto, as leituras realizadas e a recolha de dados iniciais sugeriram que o trabalho que se realizava no âmbito das ciências, nas salas de Pré-Escolar, se mostrava insuficiente no que respeitava à aquisição de literacia científica e à promoção do interesse pela área. Após verificação desta problemática, foram levantadas as seguintes questões: “Qual o papel do trabalho experimental das ciências no Pré-escolar? De que forma o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais em Pré-Escolar estimula o interesse e motivação pela área das Ciências? De que forma o trabalho das ciências em Educação Pré-Escolar promove a literacia científica?”. De forma a responder a estas questões, nesta investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa realizando-se a triangulação de dados recolhidos em instrumentos e métodos qualitativos e quantitativos. Foi, ainda, implementado um projeto numa sala de Pré-Escolar onde se realizaram várias atividades de trabalho prático e/ou experimental, tendo por base os interesses do grupo em estudo. O grupo em estudo foi, ainda, acompanhado após ingresso no 1º ano do 1º Ciclo, tendo sido recolhidos os dados que sustentam os resultados deste estudo. Os resultados obtidos sugerem que as crianças nesta faixa etária apresentam um interesse elevado pela área das ciências mas que, quando esta área não é trabalhada em sala, este interesse não é sustentado por conhecimentos científicos, tornando-se frágil e abstrato. No grupo em estudo verificou-se o contrário, uma vez que as crianças, após implementação do projeto, para além de se mostrarem interessadas pela área, passaram a integrar os conhecimentos científicos, e literacia científica adquirida, nas suas escolhas e práticas do dia-a-dia, dentro e fora da escola.