Browsing by Author "Marques, Diana Patrícia Soares Moreira"
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- Promoção de hábitos alimentares saudáveis: Os lanches escolares dos alunos e os determinantes ambientais: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde PúblicaPublication . Marques, Diana Patrícia Soares Moreira; Martins, TeresaO projeto ‘PHAS + por ti e por tod@s’ foi desenvolvido no âmbito do mestrado e especialidade em enfermagem comunitária na área de enfermagem de saúde comunitária e saúde e pública, numa escola de 3º ciclo e secundária, na abrangência de uma UCC, da área metropolitana do Porto, no âmbito da promoção de hábitos alimentares saudáveis, para os adolescentes. O objetivo geral deste projeto é melhorar a oferta e consumo de alimentos saudáveis, no bufete e das máquinas de venda automática de alimentos e bebidas, na escola, no ano de 2023/2024, de acordo com as recomendações do despacho 8127/2021. A metodologia baseada no planeamento em saúde orientou a elaboração deste projeto, recorrendo aos modelos de Empoderamento Comunitário e Bioecológico de Brofenbrenner. As estratégias utilizadas para atingir os objetivos definidos envolveram o marketing social, a consultaria, colaboração e educação para a saúde. As atividades consistiram em elaborar e implementar uma proposta de melhoria na oferta alimentar do bufete e das máquinas bem como um plano de comunicação de promoção de lanches saudáveis, consciencializar os elementos responsáveis pela gestão do bufete (docentes e não docentes) para as recomendações legislativas no âmbito da alimentação e, ainda, sensibilizar os encarregados de educação para a temática, envolvendo toda a comunidade escolar. Como resultados principais destaca-se o aumento de 9,4% (70% para 79,4%) dos géneros alimentícios recomendados disponíveis no bufete, com a introdução de 6 novos alimentos e a remoção de 2 (não recomendados); o aumento de 13,2% (69% para 82,2%) do consumo de géneros alimentícios recomendados, pelos alunos no bufete; o aumento de 19% (32% para 51%) dos géneros alimentícios recomendados, disponíveis nas máquinas; a disponibilização de água gratuita e água aromatizada no bufete; e, ainda, a diminuição do valor máximo de açúcar disponibilizado nas máquinas de bebidas quentes, de 7 para 4 gramas. Concluindo, o ambiente escolar tem um papel primordial na influência de hábitos e estilos de vida saudáveis, como a alimentação, devendo-se aproveitar as oportunidades para promover a aquisição não só de conhecimentos, mas também a adesão a comportamentos de procura de saúde. Neste processo destaca-se o papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária no envolvimento e motivação da comunidade escolar, na liderança assertiva e gestão comunitária.
