Browsing by Author "Marlene Isabel Ribeiro Borges"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relação família/escolas e as crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Marlene Isabel Ribeiro Borges; Alves, Cândida Helena LopesA família e a escola são consideradas contextos fundamentais no desenvolvimento do educando com papéis preponderantes no processo educativo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal abordar a importância da família na educação de crianças com necessidades educativas especiais e a respetiva intervenção educativa. Para o efeito, após a elaboração de uma revisão de literatura, foi efetuado um enquadramento empírico, foi utilizado um inquérito por questionário aos pais/encarregados de educação e aos professores que têm, respetivamente, filhos e alunos com necessidades educativas especiais, em escolas do 1º Ciclo do ensino regular, de um Agrupamento de Escolas de Tábua. Os principais resultados demonstraram que a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas turmas de ensino regular contribui para o seu desenvolvimento e socialização. A relação família/escola deve ser colaborativa, comunicativa e ativa. Os fatores cruciais para o sucesso do processo de aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais são: a dinâmica familiar, a colaboração e troca de informação e a manutenção de uma relação mais efetiva e positiva.