Browsing by Author "Margarido, Maria Carolina Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Departamento de Marketing da Icárion: Estudo de CasoPublication . Margarido, Maria Carolina Ribeiro; Gouveia, CláudiaO presente documento consiste na elaboração do relatório final de estágio, desenvolvido como conclusão do Mestrado em Gestão de Turismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia (FCST) da Universidade Europeia. O estágio foi realizado no Operador Turístico Icárion, no departamento de marketing. O trabalho divide-se em quatro capítulos principais, a revisão de literatura, a apresentação e caracterização da entidade de estágio - a Icárion, a descrição das atividades realizadas durante estágio, o Plano de Marketing desenvolvido para a Icárion e a proposta de valor, e por fim, a conclusão e anexos. A revisão de literatura desenvolve-se a partir da definição de turismo, no contexto da oferta e da procura; e do marketing. Estes dois temas, tornam-se importantes de contextualizar uma vez que, durante todo o estágio estiveram presentes e se relacionaram diretamente. Abordou-se também o conceito de operador turístico, oferecendo uma visão geral do local onde foi realizado o estágio. São também descritas todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, destacando a relação entre as tarefas que foram desempenhadas e os conceitos teóricos abordados anteriormente. Como proposta de valor desenvolveu-se um Plano de Marketing para a Icárion em Portugal, tendo como base o “Plano de Marketing de 1 Página” que foi complementando com outras ferramentas de marketing, como a análise SWOT, análise PEST, os 7 P’s do marketing. O objetivo principal deste plano passou por conhecer o mercado-alvo da Icárion em Portugal, assim como o seu posicionamento, de forma a entender as necessidades específicas do mercado português. Em síntese, este trabalho oferece uma compreensão dos temas do turismo e de marketing, apoiando o plano de marketing desenvolvido para a Icárion, com o objetivo de delinear futuras estratégias ajustadas ao mercado português.