Browsing by Author "Machado, Rui Miguel Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de comunicação digital de marcas de pequenas e médias empresas de produtos tradicionais portuguesesPublication . Machado, Rui Miguel Rodrigues; Ferreira, João BatalheiroAs PMEs enfrentam desafios significativos ao adaptarem-se às novas formas de comunicação e interação com os consumidores. Este problema é o ponto de partida para a presente pesquisa, que tem como objetivo analisar a comunicação digital das pequenas e médias empresas de produtos alimentares tradicionais portugueses, de forma a investigar estratégias eficazes que possam promover o sucesso da comunicação empresarial no ambiente digital, avaliando os problemas atuais e a encontrar soluções. Os desafios enfrentados pelas empresas na era digital podem ser vistos como oportunidades, uma vez que é neste ambiente que os clientes estão presentes e em crescimento. No entanto, é indispensável reconhecer a importância dos canais digitais e o impacto que a comunicação, em todas as suas vertentes, pode ter de forma direta para as empresas. Estes cumprem o propósito cada vez mais relevante na interação entre as empresas e os seus clientes e possibilitam a criação de uma identidade de marca forte na mente dos consumidores. O caso dos produtos tradicionais não é exceção, uma vez que desempenham um papel fundamental na promoção e preservação da identidade das marcas que os produzem e comercializam. A metodologia de investigação adotada neste estudo envolve a realização de estudos de caso de empresas do setor de produtos tradicionais, abrangendo diferentes regiões de Portugal, complementada com entrevistas a profissionais da área da comunicação. O objetivo desta investigação é desenvolver um plano de diretrizes a serem seguidas pelas empresas, além de propor abordagens para as PMEs melhorarem sua comunicação digital.