Browsing by Author "Machado, Paulo José Coelho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As práticas de marketing na adega cooperativa de PalmelaPublication . Machado, Paulo José Coelho; Cravidão, MárioVivemos hoje, em termos económicos e não só, talvez dos tempos mais voláteis e turbulentos na história da humanidade. A globalização quase plena dos mercados, alavancada pelos novos recursos tecnológicos, particularmente ao nível das tecnologias da informação e comunicação, levam à rápida disseminação das alterações económicas, sociais e culturais de forma global, impactando, influenciando e afetando os consumidores e os ambientes contextuais e transacionais das organizações e, dessa forma, as empresas que neles operam. Não sendo a globalização “novidade” para a indústria portuguesa dos vinhos, tendo mesmo sido esta indústria uma das pioneiras nessa vertente ao nível da exportação, a integração na então C.E.E., agora União Europeia, com a Política Agrícola Comum, P.A.C., em conjunto com a abertura dos mercados, representaram grandes alterações para esta indústria e novos desafios para a mesma. Com cerca de 300 associados e uma produção anual em torno dos 8 milhões de litros de vinho que geram um volume de vendas/ano de cerca de 6 milhões de euros, a Adega Cooperativa de Palmela, embora com relativo peso económico no panorama nacional, é uma das maiores empresas vitivinícolas na Península de Setúbal, tendo um enorme peso na economia local, particularmente na agrícola, sendo mesmo vital para muitos viticultores. Fundada em 1955, a Adega Cooperativa de Palmela tem sido confrontada com as diversas alterações no mercado decorridas ao longo dos tempos. Porém, como atende a Adega Cooperativa de Palmela os seus consumidores e as suas necessidades? Como as satisfaz? Quais as suas práticas de marketing? “As práticas de marketing na Adega Cooperativa de Palmela” é assim o tema desta dissertação de mestrado onde, por via da metodologia de estudo de caso, após revisão bibliográfica, recorrendo a análise documental, dados e observações e a entrevistas a “testemunhas privilegiadas”, iremos analisar quais as práticas de marketing efetuadas na Adega Cooperativa de Palmela.