Browsing by Author "Henriques, Susana Isabel Alves"
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- Estimulação Cognitiva na Pessoa com Doença Mental de Evolução ProlongadaPublication . Henriques, Susana Isabel Alves; Lopes, Joaquim Manuel de OliveiraO presente relatório pretende dar a conhecer o percurso desenvolvido durante o estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A doença mental conduz ao aparecimento de défices cognitivos, sendo a disfunção cognitiva um sintoma primário da esquizofrenia e de outras perturbações afetivas, mantendo-se presentes mesmo quando outros sintomas estão controlados. Desta forma levam à deterioração das capacidades cognitivas, como: a memória; a atenção; a linguagem; as funções executivas, resultando na diminuição ou perda da autonomia. Neste contexto, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, intervém no âmbito das técnicas de Estimulação Cognitiva, potenciando as capacidades cognitivas da pessoa, compensando os défices presentes, minimizando os seus efeitos na capacidade funcional e criando estratégias adaptativas que favoreçam determinado nível de autonomia. Pretendeu-se assim, identificar as necessidades e problemas da pessoa com doença mental de evolução prolongada, em contexto comunitário e de internamento; desenvolver intervenções especializadas de enfermagem de acordo com as necessidades e problemas identificados na pessoa com doença mental de evolução prolongada, nos contextos de estágio; implementar um programa de estimulação cognitiva na pessoa com doença mental de evolução prolongada, em contexto de estágio; demonstrar um elevado nível de autoconhecimento e de tomada de consciência de si a nível pessoal e profissional, nos contextos de estágio. Foi utilizada a metodologia de projeto, através da elaboração de um plano estruturado de intervenções autónomas, centrado em atividades de estimulação da memória, linguagem e dos sentidos, projetadas em 12 sessões de grupo. Na recolha de dados, foram utilizados instrumentos como o Mini- Mental State Examination, no final das 12 sessões, aplicado um questionário de avaliação das atividades terapêuticas. Dos resultados obtidos, destacam-se atitudes e comportamentos mais adaptados, mudanças positivas e estilos de vida mais saudáveis, melhoria ou manutenção das capacidades cognitivas como a concentração, a atenção, a capacidade de raciocínio, a memória e resolução dos problemas do dia a dia, por último, maior autoestima.