Browsing by Author "Guerreiro, Cátia Isabel Mateus"
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- Promoção do Conforto na Pessoa em Situação Crítica Vítima de Trauma Vertebro Medular- Intervenção Especializada de EnfermagemPublication . Guerreiro, Cátia Isabel Mateus; Ramos, FilipeA pessoa vítima de trauma vertebro medular exige cuidados de enfermagem diferenciados e complexos, e a promoção do conforto procura uma prática centrada na perspetiva da pessoa que se encontra a vivenciar essa realidade, num ambiente altamente tecnológico e desconhecido, como são os serviços de urgência e as unidades de cuidados intensivos. A intervenção do enfermeiro especialista, tanto através da prestação direta de cuidados altamente diferenciada como através da implementação de programas da qualidade de cuidados, contribui para a diminuição da morbilidade e da mortalidade das pessoas vítimas de trauma. A escolha da temática “A promoção do conforto na pessoa em situação crítica vítima de trauma vertebro medular – intervenção especializada de enfermagem”, resultou quer de motivações internas, pela crescente problemática do trauma, como também pelo contexto onde existe um confronto diário com a temática e a necessidade de aquisição de competências de mestre e especializadas. Sendo o ato de confortar uma competência do enfermeiro (Benner, 2001) e o conforto um resultado esperado pela implementação de intervenções de enfermagem (Kolcaba, 2003), o entendimento da sua multidimensionalidade valida-se como uma intervenção especializada. De modo a nortear o processo formativo, a Teoria do Conforto de Kolcaba e o quadro concetual oferecido por Benner, serviram de sustentação ao desenvolvimento das competências. O percurso desenvolvido na aquisição e desenvolvimento de competências de mestre e especializadas na área da pessoa em situação crítica, encontra-se explanado no presente relatório e decorre da realização de um estágio num serviço de urgência e numa unidade de cuidados intensivos. É apresentada a fundamentação do tema e enquadramento teórico, bem como a análise e reflexão do processo de desenvolvimento de competências concretizadas em cada contexto. Este relatório pretende espelhar a reflexão sobre a prática, o questionamento sobre temas complexos vivenciados em estágio, bem como os ganhos que decorreram da interação com peritos, dos momentos de aprendizagem e mobilização de saberes, expondo o culminar da apropriação de competências no cuidar a pessoa em situação crítica.
