Browsing by Author "Grazina, Vera"
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- Avaliação funcional das pessoas internadas no serviço de cirurgia geral: aplicação da escala de BarthelPublication . Grazina, Vera; Pereira, MarianaEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC) e tem como finalidade apresentar reflexivamente o percurso conducente ao desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista (comuns e específicas) e de Mestre. Para isso, foi utilizada a metodologia de trabalho de projeto, integrando dois projetos distintos: projeto de intervenção em serviço (PIS) e projeto de aprendizagem clínica (PAC), desenvolvidos ao longo dos estágios realizados num serviço de cirurgia geral (SCG). O PIS, formulado sob a premissa de que uma eficaz gestão dos cuidados está numa das bases da qualidade dos mesmos, incidiu sobre a necessidade de uniformizar procedimentos relativamente à avaliação funcional das pessoas internadas no SCG. Este, veio permitir, através de formação e criação de documentos normativos e orientadores desta prática, promover a qualidade dos cuidados de enfermagem através da otimização da intervenção dos enfermeiros no domínio da avaliação funcional da pessoa internada no SCG. Foi nosso referencial teórico a Teoria do Défice do Auto-Cuidado de Orem, com enfoque na importância de direcionar os cuidados prestados às necessidades de cada pessoa, partindo de uma avaliação funcional, dotada de objetividade através do uso de escalas validadas, como a escala modificada de Barthel. Por sua vez, no PAC projetaram-se atividades específicas, das quais se destacam: participação num exercício de simulação de inundação numa unidade de cuidados intermédios e realização de respetivo poster de divulgação; realização de ação de sensibilização aos familiares das pessoas internadas no SCG, sobre importância da higienização das mãos na visita; e realização de um poster sobre hipodermoclise, classificado em 2º lugar num encontro de enfermagem. Neste documento analisamos crítica e reflexivamente ambos os projetos, e os contributos dos mesmos no desenvolvimento das competências supra-citadas.