Browsing by Author "Gomes, Rafaela Carvalho"
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- O mobiliário portátil: o tabuleiro de jogo, do Século XVII(?), pertencente à coleção do Palácio Nacional da AjudaPublication . Gomes, Rafaela Carvalho; Cavaco, MargaridaO estágio curricular de mestrado decorreu no Laboratório José de Figueiredo, sob orientação da Dra. Margarida Cavaco, conservadora-restauradora responsável pela secção de Mobiliário. O trabalho desenvolvido abrangeu vários objetos, no entanto teve como principal foco o estudo e a intervenção de um tabuleiro de jogo pertencente ao Palácio Nacional da Ajuda. Além deste, foram intervencionados um Arcaz Indo-Português, pertencente ao Museu Nacional de Arte Antiga e um pequeno Contador, pertencente ao Museu Municipal Cidade do Açúcar, do Funchal, entre outros trabalhos. A intervenção de conservação e restauro efetuado ao tabuleiro de jogo permitiu um estudo aprofundado do objeto, que se centrou no modelo de tipologia pouco conhecido, nos materiais e técnicas de produção e na atribuição de uma origem de produção. As técnicas, os materiais e os motivos decorativos presentes no tabuleiro, correspondem à produção do Norte da Índia do séc. XVII. Por outro lado, análises efetuadas a uma amostra de betume verde dão indícios da utilização de Verde de crómio, um pigmento do séc. XIX, não existindo indicadores de que este betume possa ser posterior à produção do tabuleiro. O estudo do modelo de tipologia levou ao levantamento de outros exemplares semelhantes que se encontravam, de modo geral, em coleções particulares portuguesas, sendo feitas comparações com o tabuleiro do Palácio Nacional da Ajuda. A existência de poucos exemplares conhecidos e as diversas semelhanças materiais e técnicas existentes entre o tabuleiro em estudo e alguns dos exemplares estudados, levam a colocar a hipótese de terem sido produzidos na mesma oficina. A intervenção efetuada no tabuleiro de jogo teve como principais objetivos a preservação e conservação da materialidade do objeto, tendo em conta que os valores a ele associados estão refletidos na sua materialidade, dando, ao mesmo tempo, ao público, uma correta leitura do objeto. A informação e intervenção efetuada dos restantes objetos é apresentada de forma mais sucinta no segundo capítulo.