Browsing by Author "Gomes, Daniela Alexandra de Abreu"
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- Comunicação de más notícias à pessoa em situação crítica e família :Publication . Gomes, Daniela Alexandra de Abreu; Rafael, HelgaA comunicação é considerada um instrumento básico de enfermagem, intrínseco e essencial à profissão, que possibilita não só o acesso à informação, mas também o conhecimento e satisfação das necessidades da pessoa em situação crítica (PSC) e sua família. Em contexto de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, é frequente a necessidade de comunicar “más notícias”. A má noticia é definida, como toda a informação de conteúdo desagradável, que envolva uma mudança drástica e negativa na perspetiva do futuro e/ou prognóstico de saúde. A comunicação de más notícias, enquanto cuidado fundamental, exige um conjunto de estratégias, como a abordagem sistematizada (protocolo SPIKES), a presença, o reconhecimento e satisfação das necessidades da família, o trabalho emocional, a coordenação da equipa multidisciplinar e a formação dos enfermeiros. Neste campo, senti que me encontrava no estádio de competente, de acordo com Benner (2001), havendo por isso necessidade de desenvolver competências especializadas nesta matéria. Assim, estabeleci como objetivos desenvolver competências de enfermagem especializadas no cuidado à Pessoa em Situação Crítica (PSC) e desenvolver competências de enfermagem especializadas de comunicação de más notícias à PSC e família. Para a concretização deste projeto foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Realizou-se também estágio em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos. A teoria do cuidado fundamental de Kitson (2018) foi orientadora do pensamento e das intervenções em contexto clínico. Neste sentido, o papel do enfermeiro nestes contextos, assume particular importância quando se exige um cuidado especializado, de qualidade, envolto de sensibilidade e humanismo e, sobretudo, centrado nas necessidades da PSC/família. Este percurso mostrou-se enriquecedor, uma vez que permitiu a mobilização de conhecimentos teórico práticos, bem como, o desenvolvimento de competências. Promovendo deste modo, a reflexão crítica e consequentemente, uma prática especializada de enfermagem