Browsing by Author "Gomes, Ana Catarina Albino Silva"
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- Promover aprendizagens significativas mediante a metodologia por descoberta guiada: abordagem do domínio “Portugal no século XIII” da disciplina de história e geografia de Portugal, do 5.º ano do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Gomes, Ana Catarina Albino Silva; Campos, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final foi realizado no ano letivo de 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Unidade Curricular de Prática Educativa II, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Com base na utilização da Metodologia por Descoberta Guiada visou-se a promoção de aprendizagens significativas na disciplina de História e Geografia de Portugal. No âmbito das Aprendizagens Essenciais optou-se, para a intervenção realizada, pelo subdomínio “Portugal no século XIII” integrado no domínio “Portugal do século XIII ao século XVII” (Direção Geral da Educação, 2018). Como objetivos do estudo definiram-se os seguintes: suscitar o gosto pelo conhecimento do passado, promover aprendizagens significativas mediante o recurso à Aprendizagem por Descoberta Guiada e compreender a organização económica e social de Portugal no século XIII. Para a operacionalização do trabalho, recorrendo-se à Metodologia de Aprendizagem por Descoberta Guiada, foi proposta a realização de uma Ficha Inicial, procurando-se identificar conhecimentos prévios dos alunos sobre a matéria a abordar, sendo depois apresentados três guiões orientadores de trabalhos de grupo, seguindo-se a esses trabalhos a elaboração das respetivas sínteses. Por último, foi proposta a realização de uma ficha, que designámos Ficha Final, tendo em vista compreender a evolução das aprendizagens dos alunos. Ao longo do processo, e optando-se pela metodologia de Investigação-Ação, procurou-se aplicar as diferentes fases dessa metodologia que, de acordo com Fonseca (2012), se desenvolvem continuamente e de forma cíclica, passando pela “planificação, ação, observação, reflexão, avaliação e reformulação” (p.20).