Browsing by Author "Gil, Ana Margarida Martins"
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- Quatro estações (séc. XVII?) Estudo e intervenção de conservação e restauro das pinturas primavera e outono do conjunto quatro estações, do espólio do Museu João de CastilhoPublication . Gil, Ana Margarida Martins; Rego, Carla; Desterro, TeresaO relatório que agora se apresenta reflete todo o estudo e intervenção realizados nas pinturas Primavera e Outono pertencentes ao conjunto Quatro Estações, integrado no espólio do Núcleo de Arte Antiga do Museu Municipal João de Castilho, em Tomar. Por nunca ter sido alvo de estudo, este conjunto não apresenta quaisquer informações concretas acerca da sua autoria e datação, sabendo-se apenas que foi doado à Câmara Municipal de Tomar por António Martins de Azevedo, em cerca de 1940. No decorrer deste trabalho foram desenvolvidas duas vertentes: o estudo histórico, artístico, técnico e material, assim como a realização de exames e análises que permitiram complementar este estudo que serviu de base para uma metodologia coerente e específica, de acordo com as características intrínsecas das pinturas em estudo. Pretendeu-se inclusivamente obter informações que possibilitassem atribuir-lhes uma autoria e datação o mais aproximada possível, tendo como base as suas características estilísticas, que nos remetem à produção francesa do final do século XVII. Numa segunda fase, a definição de uma metodologia de intervenção segundo princípios estabelecidos pelo Código de Ética, permitiu realizar uma intervenção de conservação e restauro consciente, de acordo com um diagnóstico prévio, em que se pretendeu a máxima preservação dos valores históricos e artísticos destas pinturas. Para além da estabilização material, com esta intervenção procurámos inclusive uma maior valorização e usufruto do conjunto por parte do público. É importante referir que este estudo não está completo, pelo que existirão sempre informações relevantes a acrescentar, quer sejam a nível histórico ou científico. Considerando toda a informação obtida, concluímos que a atribuição deste conjunto à produção da escola francesa do século XVII é viável.