Browsing by Author "Gama, Susana Filipa Rodrigues"
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- Plano TIC: promotor de mudança?Publication . Gama, Susana Filipa Rodrigues; Almeida, Ana PatríciaPressupondo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola se deverá realizar de uma forma integrada e pedagogicamente adequada, questiona-se o grau de preparação dos docentes. Com efeito, vários estudos (Clark, 1994; Ponte e Ribeiro, 2000 e Costa 2007) apontam para a frágil preparação dos docentes nesta área, surgindo este trabalho como uma forma de contribuir para a resolução deste problema. Através da análise das necessidades sentidas pelos docentes de um Agrupamento de Escolas (doravante designado por Agrupamento), no que respeita às suas competências na utilização das TIC e do levantamento de recursos físicos e materiais do Agrupamento nesta área, foi concebido um Plano TIC numa perspectiva integral, que permitisse dar resposta não apenas às necessidades de formação dos professores mas igualmente a outros problemas parcelares identificados a partir do diagnóstico. Optou-se, desta forma, por uma metodologia de Trabalho de Projecto de natureza qualitativa. O trabalho dividiu-se em duas grandes fases: a) Uma primeira fase, de diagnóstico, que envolveu a aplicação de um questionário a todos os docentes do Agrupamento, a realização de uma entrevista à Coordenadora TIC e o levantamento de todos os recursos físicos e materiais na área das TIC; b) Uma segunda fase, decorrente da análise dos dados recolhidos através do diagnóstico que envolveu a concepção de um Plano TIC que permitisse dar resposta aos problemas identificados na fase anterior. Com efeito, após a análise dos resultados obtidos, tornou-se fundamental conceber um projecto que desse resposta à seguinte questão: que estratégias adoptar de forma a incentivar o envolvimento dos docentes do Agrupamento em estudo, na utilização das novas tecnologias e inverter a tendência actual? A inexistência de um plano de formação, aliado à falta de recursos materiais e humanos é visto como um obstáculo à utilização das TIC no Agrupamento. A carência de formação específica nesta área, ou de formação adequada às necessidades dos docentes é também um dos sinais apontados para a desmotivação e desinteresse sentidos. Assim e com o intuito de ir ao encontro de alguns dos problemas diagnosticados, pretendeu-se elaborar um projecto de intervenção no âmbito das tecnologias de educação que se centrasse essencialmente na área da formação e da sensibilização/estímulo à utilização das TIC nas práticas educativas.