Browsing by Author "Formiga, Joana Filipa Rodrigues"
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- O desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Formiga, Joana Filipa Rodrigues; Almeida, Ana PatríciaDiferentes e vastos são os modos através dos quais podemos avaliar a competência linguística. Apresentando uma evolução ao longo dos anos, os testes de avaliação da linguagem permitem compreender se os processos que são esperados, relativos à compreensão e produção desta, estão a ser desenvolvidos corretamente. No contexto nacional, em 1997, um teste foi adaptado por Inês Sim-Sim, no sentido de avaliar o desenvolvimento linguístico e de obter um conhecimento mais alargado sobre as crianças falantes da língua portuguesa. Considerando a importância deste desenvolvimento e da sua avaliação, procurou-se neste estudo compreender o modo como se processa o desenvolvimento da linguagem oral aos 4 e 6 anos, recorrendo-se, desta forma, ao teste de Avaliação da Linguagem Oral de Inês Sim-Sim (de 1997) para avaliar os dois grupos de crianças. Para tal, adotámos uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo e recorremos à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes aplicados às 51 crianças participantes, à observação participante e participada e à análise documental. Quanto aos principais resultados encontrados, concluímos que não existe uma relação entre o sexo das crianças e o seu desenvolvimento linguístico e que as idades dos inquiridos têm uma estreita relação com desenvolvimento da sua linguagem oral. Para além disso, é notório um desenvolvimento positivo do domínio linguístico fonológico, a partir dos 4 anos, o que indica uma igualmente positiva preparação para o passo seguinte, a aprendizagem da leitura e escrita.