Browsing by Author "Fernando, Rui Hilven"
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- A Importância do Controlo de Gestão no Sucesso Empresarial: estudo de casoPublication . Fernando, Rui Hilven; Teixeira, NunoFace à instabilidade cada vez maior do contexto empresarial, provocada pela incerteza e inovação constantes e pela globalização dos mercados e da concorrência, a informação assume-se como um recurso cada vez mais importante para a gestão das organizações. Nesse sentido, nas últimas décadas tem existido um desenvolvimento dos sistemas de controlo de gestão, de forma a proporcionar aos gestores instrumentos de trabalho que lhes permitam a informação necessária para a realização do planeamento e da monitorização constante da atividade, a fim de garantir-se uma resposta atempada aos desvios e uma adequação permanente das competências e dos recursos aos desafios. Sendo assim, este trabalho de investigação, tem por objetivo analisar o contributo dos sistemas de controlo de gestão para o sucesso das empresas. Tal, exige um conhecimento pormenorizado do funcionamento e dos procedimentos internos das organizações. Assim, escolheu-se a metodologia de investigação designada de estudo de caso, que foi posta em prática através da triangulação de diferentes fontes de informação, como entrevistas, observações diretas e consulta de documentos e relatórios internos.A empresa selecionada pertence a um dos maiores grupos portugueses de tecnologias de informação, detém um sistema de controlo de gestão bastante desenvolvido e apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos. Relativamente à estrutura do trabalho, está constituída em duas partes principais, a revisão da literatura e o estudo empírico, tendo sido realizada uma reflexão sobre os instrumentos de controlo de gestão referidos pela bibliografia e os que efetivamente foram colocados em prática pela empresa. Os resultados da investigação, evidenciaram que embora os instrumentos de controlo de gestão tenham sido importantes no desenvolvimento e sucesso do negócio, porque permitiram uma melhor monitorização da atividade e um maior envolvimento dos gestores, existiam diversas oportunidades para melhorar a eficácia do sistema implementado, nomeadamente, ao nível do controlo da atividade (gestão de projetos e implementação do balanced scorecard, a fim de se monitorizarem os fatores críticos de sucesso do negócio) e ao nível do alinhamento dos gestores através da transformação das unidades de suporte em centros de resultados, permitindo a avaliação e o estabelecimento de incentivos para todos os gestores da empresa.