Browsing by Author "Fernandes, Sofia Pitadas"
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- A aprendizagem da geometria na Educação de InfânciaPublication . Fernandes, Sofia Pitadas; Delgado, CatarinaO presente projeto de investigação foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar mais concretamente, durante o período de intervenção pedagógica nas valências de Creche e de Jardim de Infância. O principal objetivo desta investigação é compreender de que modo as crianças de Creche e de Jardim de Infância resolvem tarefas geométricas. Dada a natureza do estudo, foram planeadas tarefas geométricas que possibilitassem compreender que conhecimentos as crianças mobilizam e como os mobilizam na resolução dessas tarefas, bem como, os desafios com que se deparam na sua resolução. Para a realização do estudo foram selecionadas três crianças do contexto de Creche e seis crianças do contexto de Jardim de Infância. Tendo em conta o cariz do estudo e as questões de investigação, a metodologia utilizada enquadra-se numa abordagem qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante (com o apoio de registos áudio e vídeo) e a recolha documental. Os resultados do estudo permitem concluir que as crianças desenvolveram: i) noções topológicas (Creche), ii) capacidades espaciais, mais concretamente, a coordenação visual-motora, a constância percetual (Jardim de Infância) e a perceção de relações espaciais (Jardim de Infância), iii) a capacidade de tomar um ponto de vista (Jardim de Infância), iv) a capacidade de identificar e comparar figuras geométricas e v) a composição de formas bidimensionais por substituição (Jardim de Infância). Nas construções, as crianças de Creche recorrem à estratégia tentativa-erro. As crianças de Jardim de Infância, para além desta estratégia, recorrem por vezes a estratégias que envolvem transformações das formas. Destacam-se como desafios com que as crianças se deparam, a realização de construções (Creche) e a representação de figuras tridimensionais (Jardim de Infância). Globalmente, as tarefas propostas e o modo como foram exploradas promovem o envolvimento das crianças na atividade matemática (nomeadamente na geometria), tornando-as agentes ativos no seu processo de aprendizagem.
