Browsing by Author "Fernandes, Joana Chora de Macedo"
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- Vamos descomplicar a matemáticaPublication . Fernandes, Joana Chora de Macedo; Machado, RicardoO presente relatório implementa-se no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como principal objetivo a reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida durante os três semestres, mostrando a relevância que a utilização de materiais manipuláveis tem nas aprendizagens matemáticas. A matemática assume um papel relevante no currículo e no percurso escolar de cada criança e aluno, pois possibilita o desenvolvimento de diversas capacidades e competências. Porém, nos dias de hoje, as crianças e alunos tendem a construir representações sociais negativas sobre a matemática, o que, por vezes, condiciona o seu envolvimento tanto nas próprias atividades como nas próprias aprendizagens. Nesse sentido, o recurso à utilização de materiais manipuláveis, estruturados e não estruturados, poderá ser uma ferramenta que facilite a aprendizagem matemática ao nível da apropriação do conhecimento (matemático), bem como o desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas). A presente investigação enquadra-se num design de investigação-ação, no paradigma interpretativo, onde a partir do mesmo se pretende observar, planificar, intervir e refletir, tendo em conta o problema em estudo e as questões de investigação que emergiram do mesmo. Os participantes foram um grupo de crianças do pré-escolar, uma turma do 4.º ano de escolaridade e a educadora/professora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Os resultados iluminam a importância da utilização dos materiais manipuláveis na promoção de aprendizagens significativas a matemática. Para além disso, permitem a atribuição de sentidos diversos pelas crianças e alunos aos conhecimentos apropriados, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades e competências essenciais, tais como, o raciocínio matemático, a comunicação matemática, a persistência nas tarefas, entre outras.
