Browsing by Author "Fernandes, David Fonseca"
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- Informação financeira e não financeiraPublication . Fernandes, David Fonseca; Conde, Maria de Fátima TravassosO presente trabalho expõe um relatório de atividades realizadas no âmbito do estágio na empresa, Prodeso, Ensino Profissional, E.M. Lda / (ITAP), para obtenção do Grau de Mestre em Contabilidade e Fiscalidade Empresarial. O relatório aborda teoricamente a questão da informação contabilística. Suportando-se na teoria dos stakeholders, pretende esclarecer a quem deve a informação esclarecer e se existe algum utente principal. É também discutida a importância da informação financeira e da não-financeira, e se uma delas é mais relevante que a outra. Qual o papel da informação numa organização e que tipos de informação contabilística existe, ou ainda, quem é que a utiliza. Devido à crescente importância que a informação não-financeira tem ganho, é referido também o Decreto-Lei 89/2017 que veio transpor a Diretiva Europeia 2014/95/UE, para a obrigação de divulgação de informação não-financeira quer seja por relatórios individuais ou integrados, questão que leva à abordagem dos relatórios de sustentabilidade e do relato integrado, com exemplificações usando relatórios de uma entidade. Para sustentar a teoria dos relatórios que integram a informação não financeira, que estão ligados à responsabilidade social, foi utilizado como exemplo prático uma empresa portuguesa, que tem vindo ao longo dos anos a aplicar excelentes estratégias ligadas à responsabilidade social e que tem obtido um grande sucesso, prova disso são as informações divulgadas pelos seus relatórios. Uma vez que há uma grande discussão de temas de responsabilidade social e de sustentabilidade, foi também mencionado um pequeno ponto referente ao greenwash, o lado controverso, as estratégias fraudulentas de responsabilidade social, mais uma vez também com um exemplo prático real, desta vez de uma multinacional. Para finalizar, são apresentados alguns dos pontos mais relevantes que foram experienciados durante o estágio curricular.