Browsing by Author "Evangelista, Hozana de Almeida"
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- A educação em saúde no âmbito hospitalar : desafio aos profissionais de enfermagem da unidade mista do Coroadinho em São Luís do MaranhãoPublication . Evangelista, Hozana de Almeida; Gonçalves, Susana Maria de Almeida, 1961-A Educação Permanente em Saúde estimula a formação dos profissionais com dispositivos de ampliação do diálogo, troca de experiências e soluções coletivas a partir das necessidades compartilhadas. Estudo descritivo com o objetivo de conhecer as necessidades de ações educativas de EPS dos profissionais de Enfermagem da Unidade Mista do Coroadinho em São Luís-MA. A amostra foi composta por 26 Enfermeiros e 67 Técnicos de enfermagem. Realizada coleta de dados através de um questionário contendo variáveis relativas ao Perfil profissional; Necessidades educacionais, Dificuldades de adesão, Estratégias de adesão e Processo avaliativo. Verificou-se maior frequência do sexo feminino com percentual de 88%, com idade de > 46 anos em 54% da amostra, o tempo médio de atuação profissional entre 15 e 18 anos respectivos. Quanto ao tempo de realização da última atividade educativa encontramos a média de 05 meses para os Enfermeiros e 31 meses para os Técnicos de enfermagem. A atuação profissional na Parada Cardiorrespiratória foi à necessidade educacional com a maior frequência 42%. As dificuldades de adesão estão relacionadas à falta de estrutura com 49%, a sugestão dos temas educativos pelos profissionais foi à estratégia mais relatada em 67% da amostra, quanto a ação estratégica 60% dos profissionais informaram a certificação como melhor opção e o ponto crítico encontrado foi à falta de apoio da SEMUS com 40% das respostas. Foram realizadas oficinas de sensibilização e contextualização do processo de trabalho e implantado um cronograma de atividades junto ao NEP com descrições de ações estratégicas, seguidos do processo avaliativo das oficinas, onde 41% relataram que a oficina ofertou uma oportunidade de atualização, e interferência da prática profissional em 45%, destacando como um aspecto positivo e por fim 87% classificaram a metodologia como satisfatória. Concluiu-se que este trabalho introduziu uma possibilidade de mudanças nas ações de EPS desenvolvidas, com aspectos positivos sobre a integralidade da atenção e a introdução de estratégias voltadas para a categoria dos profissionais de enfermagem, com sensibilização e melhoria dos serviços de saúde.
