Browsing by Author "Duarte, Madalena Filipa Garrido"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada O dia-a-dia da Matemática: A importância dos materiais manipuláveis em sala de aulaPublication . Duarte, Madalena Filipa Garrido; Machado, RicardoO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e pretende refletir sobre a prática desenvolvida ao longo da prática pedagógica decorrida em três semestres, assim como analisar a evolução dos grupos perante a temática abordada. A matemática ao assumir um papel importante no percurso escolar de cada aluno, permite desenvolver capacidades e competências que lhe serão úteis no futuro. Contudo, as crianças e alunos tendem a rejeitar a matemática, o que condiciona o seu envolvimento nas atividades matemáticas e na atribuição de sentidos às aprendizagens matemáticas. Desta forma, o recurso a materiais manipuláveis, estruturados e não estruturados, poderá ser um facilitador na apropriação de conhecimentos matemáticos e no desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas). Esta investigação encontra-se sustentada por um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo, através da qual se pretende observar, planificar, refletir, intervir e voltar a refletir consoante os objetivos a alcançar. Deste modo, os instrumentos utilizados são diversos como sejam a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Assim, pretende-se com este trabalho perceber a importância que os materiais manipuláveis assumem na atribuição de sentidos às aprendizagens matemáticas, estabelecendo conexões entre a matemática escolar e a vida quotidiana. Os resultados evidenciam a forma como foram utilizados os materiais manipuláveis, quer no pré-escolar quer no 1.º ciclo do ensino básico, iluminando a existência de uma mudança quanto à atribuição de sentidos que os alunos/crianças concedem quando utilizam esses mesmos materiais, assim como que contributos trazem a vários níveis no desenvolvimento de cada um.