Browsing by Author "Dinis, Ana Novas"
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- «Memória e Património» : Integração das coleções museológica e de livro antigo na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa : um processo educativo do utilizador-estudantePublication . Campos, Isabel; Dinis, Ana Novas; Pinheiro, Cristina; Lopes, SilviaIntrodução – A normalização é uma das áreas em que a museologia, a biblioteconomia e a arquivística estão necessariamente envolvidas, constituindo a primeira preocupação na execução do presente projeto de inventariação de coleções científicas e técnicas da Faculdade de Farmácia da ULisboa (FFULisboa). O trabalho técnico com vista à identificação de objetos e à sistematização de coleções assenta em princípios que são transversais às ciências da organização e do conhecimento. Para tal são utilizados auxiliares terminológicos e princípios de classificação comuns aos profissionais da informação. Motivada pela existência de um conjunto significativo de materiais e equipamentos científicos, capazes de edificar uma imagem patrimonial e histórica da FFULisboa, a equipa da biblioteca, com o apoio da direção e em colaboração com os departamentos, iniciou, no primeiro trimestre de 2013, o projeto de recuperação e salvaguarda da memória e dos materiais da Faculdade1-2 . Objetivos – Os principais objetivos deste projeto são: identificar os objetos ou materiais científicos e técnicos existentes na FFULisboa tendo em consideração a sua antiguidade, valor histórico, científico e pedagógico; contribuir para a valorização do património científico e técnico de Farmácia, do ponto de vista do ensino farmacêutico a partir dos objetos/materiais; recuperar, preservar e divulgar as coleções junto da comunidade académica, contribuindo para o processo educativo do utilizador-estudante. Métodos – O projeto, em desenvolvimento, foi estruturado em várias etapas. Etapa 1: Levantamento e recolha de materiais – Contactou-se o responsável de cada departamento para identificar os materiais mais significativos e procedeu-se à recolha dos mesmos. Identificaram-se os locais onde poderiam existir outros materiais de interesse (Castelinho, Arquivo e Armazéns da Faculdade). Etapa 2: Organização dos materiais recolhidos – Ordenaram-se por tipologia (coleção de plantas, vidros, instrumentos, equipamentos, mobiliário e livro antigo). Etapa 3: Triagem e Inventariação – Envolvimento dos docentes na triagem e identificação dos espécimes mais pertinentes, posteriormente inventariados pela equipa da Biblioteca, em fichas criadas para o efeito3. Foram elaboradas e colocadas etiquetas de identificação. Etapa 4: Exposição e Legendagem – Foram identificados, selecionados e preparados os locais de exposição para os diversos tipos de materiais. Resultados – Considerou-se, no âmbito do processo educativo, que os materiais deveriam ser expostos em diversos espaços da Faculdade. A coleção de plantas, identificada e estudada por uma docente, foi exposta na Sala de Professores e, no átrio exterior, foram expostos numa mesa antiga vários materiais e um exemplar de uma Pharmacopea. No Salão Nobre foram expostos vidros e instrumentos em armários livreiros. No átrio exterior da Biblioteca foram expostos equipamentos de tecnologia farmacêutica. Alguma vidraria e instrumentos foram distribuídos pela Sala de Leitura. No piso superior da Biblioteca encontra-se o Núcleo Histórico: Livro Antigo, Diários do Governo e da República. Considerações finais – Num futuro próximo pretende-se constituir uma base de dados específica de museologia para tratamento documental, realizar uma reportagem fotográfica de todos os materiais expostos a disponibilizar na Biblioteca Digital da ULisboa e criar um catálogo de exposição.
- Uniformizar para consolidar na área estratégica da saúde : o novo sistema de classificação e cotação adotado na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de LisboaPublication . Lopes, Silvia; Pinheiro, Cristina; Dinis, Ana Novas; Campos, IsabelIntrodução – Os sistemas de classificação e de cotação permitem, respetivamente, formalizar as noções contidas nos documentos com as expressões de pesquisa de informação, a organização física das coleções e a fácil e rápida localização das obras no espaço da Biblioteca1- 2. As bibliotecas com informação especializada e em livre acesso adotam muitas vezes o sistema de cotação alfanumérico associado ao sistema de classificação (cotação sistemática). A Classificação Sistemática do CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique –, com uma secção específica da área da Farmácia que melhor corresponderia às necessidades de então (1979), serviu de base ao sistema de classificação adotado na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa)3. A evolução rápida das ciências e as descobertas científicas inerentes, as novas áreas temáticas e as diversas atualizações nos currículos do curso de Ciências Farmacêuticas tornaram o sistema anterior obsoleto, levando a equipa a equacionar a adoção de um novo sistema. Objetivo – Com a alteração dos sistemas de classificação e cotação pretende-se uma organização lógica, adequada à área científica das ciências farmacêuticas que permita maior autonomia do utilizador. Métodos – Identificadas as fragilidades dos sistemas utilizados, procedeu-se ao levantamento dos sistemas de classificação e cotação mais utilizados na área da saúde e nas bibliotecas da área estratégica da saúde da ULisboa. Dada a proximidade das áreas temáticas com as da Faculdade de Medicina da ULisboa (FMULisboa) e dado que as bibliotecas servem os mesmos públicos, os sistemas de classificação e cotação selecionados foram o da U.S. National Library of Medicine (NLM)4 complementados pela classificação da Library of Congress (LC)5. O planeamento do trabalho, a concluir antes do início do ano letivo 2016/2017, implicou desenhar a estrutura das novas cotas, criar uma tabela de conversão entre os sistemas de classificação e aquisição dos materiais. Por questões logísticas, iniciou-se a alteração dos sistemas de classificação e cotação pelas obras de referência e provas académicas. A alteração das obras da sala de leitura geral far-se-á de forma faseada. Primeiramente proceder-se-á à atribuição das novas classificações no interior da obra e livro de registo. A colocação das novas cotas, a alteração no catálogo bibliográfico e reorganização da sala de leitura, far-se-á no final do ano letivo 2015/2016 (férias curriculares do verão). Resultados – As alterações já efetuadas permitem-nos verificar a aceitação do novo modelo pelos utilizadores, identificando-o com o existente na biblioteca da FMULisboa e com a facilidade em localizar quer as secções quer as obras. Para a equipa técnica, as principais vantagens são a fácil identificação do nº exato de obras, a simplificação da arrumação das espécies e a facilidade em prever o crescimento das secções/áreas temáticas. Considerações finais – Os resultados obtidos com as alterações já realizadas demonstram que o novo sistema de classificação e cotação adotado corresponde inteiramente aos objetivos previamente definidos e que nortearam a nossa decisão, tendo em vista a uniformização e consolidação das linguagens documentais (sistemas de indexação, classificação e cotação) para as bibliotecas da área estratégica da saúde na Universidade de Lisboa.