Browsing by Author "Dias, Susana Cristina Alves"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEBPublication . Dias, Susana Cristina Alves; Custódio, Pedro Balaus, 1964-O presente relatório de intervenção foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, na cidade de Coimbra, numa turma do sexto ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado em função do percurso realizado no ano letivo 2019/2020, tendo por objetivo a promoção da educação literária no segundo ciclo do ensino básico. Apresenta-se de uma forma reflexiva, contemplando os aspetos mais relevantes do processo interventivo. A presente reflexão compreende uma contextualização teórica onde se faz referência sobretudo à literatura infanto juvenil no contexto da educação literária. Evidencia, igualmente, as etapas contempladas no projeto tendo em vista a promoção da literatura em contexto escolar. Com o tipo de intervenção sugerida espera-se que o aluno desenvolva maior gosto pela leitura de textos literários, conduzindo-o assim a um incremento da cultura literária. As intervenções incluem a utilização das tecnologias de comunicação e informação, propondo maior envolvimento dos alunos e, perspetivando o desenvolvimento de competências comunicativas, bem como da capacidade de análise crítica e analítica.
- Refletir para agir, agir para refletir - uma práxis essencial: relatório finalPublication . Dias, Susana Cristina Alves; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-; Loff, Philippe Bernard, 1955-O presente documento constitui o relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como propósito espelhar todo o percurso formativo, inclusivamente, a prática pedagógica supervisionada, sustentado por uma atitude reflexiva e uma cuidada pesquisa bibliográfica. Pretende-se deste modo evidenciar o papel dos profissionais educativos, tanto em Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, cruzando com o significado da reflexão antes, durante e após a prática. A metodologia e intervenção são justificadas sorvendo do referencial teórico estudado ao longo da Licenciatura e do Mestrado. A reflexão cumpre assim, a intenção de assegurar o sucesso do processo ensino aprendizagem, atendendo de igual forma a prática do profissional docente.