Browsing by Author "Dias, Nuno Filipe Veloso"
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- Simulação colaborativa: promoção de um ensino sustentável em competências de comunicação em saúdePublication . Dias, Nuno Filipe Veloso; Amaral, Ana Paula Monteiro; Torres, Graça Margarida AdónisIntrodução: O aumento da afluência dos utentes aos sistemas de saúde, dificulta o cumprimento do contrato social da prestação de cuidados centrados no utente. Esta questão humanística do setor é uma tendência crescente da investigação em saúde. Objetivo: Produzir e aplicar uma metodologia de ensino sustentável de simulação, através da colaboração das áreas de Imagem Médica e Radioterapia (IMR) e Teatro e Educação (TE), para o desenvolvimento, respetivamente, das Competências de Comunicação em Saúde (CCS) e das capacidades de representação e improvisação de situações ficcionais do foro da saúde. Metodologia: Neste estudo interventivo misto, os dados qualitativos pré-pós teste, recolheram-se por meio de entrevista semiestruturada, sendo que os dados quantitativos derivaram da avaliação de três Simulações Práticas (SP). Entre as SPs realizaram-se duas Sessões de Feedback e Feedfoward (SFF) que completaram a intervenção. A amostra foi composta por 44 participantes, 22 alunos do curso de IMR e 22 alunos do curso de TE. Nas SPs os participantes de IMR assumiram o papel de Técnicos de Radiologia (TR) na realização de exames de diagnóstico e terapêutica a Doentes Padrão (DP), representados por participantes de TE. Nas SPs uma equipa de quatro avaliadores externos ao estudo avaliou as CCS dos TR. Nas SFF foi transmitido Feedback e Feedfoward para ambas as áreas. Para os TR transmitiram-se ainda as CCS necessárias à execução dos exames e, para os DP, foi transmitido o debriefing e briefing do contexto clínico a representar. Resultados: Para os TR registaram-se melhorias estatisticamente significativas de todas as CCS (Acolhimento Técnico, Execução e Dinamismo, Qualidades Humanas e Profissionalismo, Orientação Técnica, Reflexão Técnica, Organização e Eficiência e Competências Gerais) da primeira para a terceira SP (p = 0,000) e revelou-se aumento da segurança, proximidade e conforto perante o utente. Para os alunos de TE verificou- se desinibição a nível da representação e improvisação de DP, facilidades na adequação dos figurinos e melhorias na caracterização psicológica da personagem. Conclusão: A aplicabilidade da metodologia de ensino colaborativa com recurso à simulação melhorou as capacidades de representação e improvisação de situações ficcionais nos alunos de TE e desenvolveu as CCS nos alunos de IMR. Esta estratégia formativa sustentável revelou-se benéfica e sugere-se a adoção de práticas idênticas para exponenciar a humanização do setor da saúde.