Browsing by Author "Dias, Ana Carina Marques"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O adufe: contexto histórico e musicológicoPublication . Dias, Ana Carina MarquesO Adufe é um bimembranofone de forma quadrada, associado às tradições folclóricas da zona interior fronteiriça de Portugal, principalmente a Beira Baixa, onde hoje, em Idanha-a-Nova encontrou o estatuto de símbolo do Município. As suas origens perdemse no tempo havendo representações de possíveis exemplares na Antiguidade pré- Clássica na Mesopotâmia, até chegar à Península Ibérica, possivelmente, no início da Idade Média, assumindo ser um instrumento de uso erudito, mas principalmente popular, feminino e transversal a domínios políticos ou religiosos. Os processos culturais a que a região interior de Portugal, esteve sujeita, fizeram com que se desse uma cristalização de algumas tradições medievais no interior do país, onde se insere o uso do adufe, partilhando com a vizinha Espanha a mancha de distribuição raiana, somando-se as regiões da Galiza, Astúrias e Catalunha. A presente dissertação pretende contextualizar estes processos segundo um ponto de vista Ibérico abordando áreas como a História política-social, Etnomusicologia, Etnologia, Musicologia e Geografia
- As faces do adufePublication . Dias, Ana Carina Marques
- As faces do adufePublication . Dias, Ana Carina MarquesO Adufe é um bimembranofone quadrado de aro baixo. Nos dias de hoje pertence à herança cultural portuguesa e espanhola, embora seja conhecido também por outros nomes no Norte de África em países como Marrocos (duff), Argélia (duff na região de Ghardaia) e Arábia Saudita (‘ulba – a caixa) (Poché, 2001). Porquê e como é que este instrumento se tornou uma tradição cultural arcaica nos países do Sudoeste Europeu? A análise será feita baseando-se no facto de ser um objecto cultural, e por isso, resultante de uma rede de áreas de estudo como a História, Arqueologia musical, Arqueologia, Iconografia e Etnologia, Geografia e Linguística. O presente artigo baseia-se numa parte da dissertação de Mestrado, ainda em curso, orientada pelo Prof. Cláudio Torres na universidade do Algarve e Campo Arqueológico de Mértola.
- Iconografia musical no vaso de TaviraPublication . Dias, Ana Carina Marques