Browsing by Author "Cunha, Renata Porfírio da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada: O contributo da consciência morfológica para a diminuição dos erros ortográficosPublication . Cunha, Renata Porfírio da; Leite, SaraO presente relatório apresenta os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de 1.º Ciclo, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre para a qualificação para a docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este ocorreu numa instituição privada, do distrito de Lisboa, com uma turma do 4.º ano de escolaridade. Do ponto de vista metodológico, a investigação inseriu-se no paradigma qualitativo, adotando um design do tipo investigação-ação. Procurou-se resolver um problema existente na turma detetado na fase de observação, relacionado com os erros ortográficos cometidos pela generalidade dos alunos. Foram identificados os casos de incorreção mais frequentes e, acreditando-se que os mesmos poderiam ser esclarecidos através da assimilação de regras associadas à morfologia das palavras, desenvolveram--se estratégias com vista à diminuição desses erros. Posteriormente, procurou-se perceber até que ponto as estratégias utilizadas permitiram um desenvolvimento da consciência morfológica e, por consequência melhorias no desempenho ortográfico dos alunos. Os resultados obtidos revelam que existem melhorias significativas na escrita correta de palavras, associadas aos três casos ortográficos trabalhados, após a aquisição e utilização de regras associadas à morfologia, o que aponta para a conclusão de que uma boa consciência morfológica influencia diretamente a escrita.
