Browsing by Author "Cunha, Laura Gouveia da Costa e"
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- Caracterização do serviço de cessação tabágica nas farmácias comunitáriasPublication . Cunha, Laura Gouveia da Costa e; Aguiar, João Pedro; Silva, Patrícia CavacoIntrodução: O tabagismo é a principal causa de morte evitável a nível mundial e uma das principais ameaças à saúde pública. O Serviço de Cessação Tabágica (SCT) é prestado pelas Farmácias Comunitárias, contudo, há pouca informação acerca da forma como é prestado e o perfil dos utentes em acompanhamento. Objetivos: Os principais objetivos deste trabalho foram caracterizar a forma como é prestado o SCT nas farmácias comunitárias portuguesas e caracterizar os utentes que se encontram em acompanhamento neste serviço. Métodos: Realizou-se um estudo transversal (fevereiro – agosto 2024), onde se aplicou um questionário online, direcionado a todas as farmácias comunitárias portuguesas que prestam o SCT e disseminado através do Departamento de Projetos e Serviços do Grupo Holon e das redes sociais. A análise de dados foi realizada com recurso a medidas de dispersão central e medidas de frequência relativa. Resultados: Obteve-se uma amostra de 12 farmácias, sendo que 75,0% (n=9) das farmácias cobrava o SCT. A maioria das farmácias participantes (91,7%; n=11) referiu não ter colaboração com outros profissionais de saúde e que as consultas eram exclusivamente presenciais. Verificou-se que 83,3% (n=10) das farmácias não realizava acompanhamento pós-cessação tabágica para avaliar a manutenção da abstinência tabágica. A falta de: interesse por parte do utente (75,0%; n=9), tempo dos profissionais de farmácia aquando da realização do serviço (66,7%; n=8), colaboração de outros profissionais de saúde (66,7%; n=8) e valorização e visibilidade do serviço (58,3%; n=7) foram as principais barreiras identificadas na prestação do serviço. Conclusão: Apesar da baixa taxa de resposta, verificou-se que poucos utentes beneficiaram do SCT e que existe falta de colaboração entre os profissionais de saúde no serviço. Várias barreiras na prestação do SCT foram identificadas, sendo necessário ultrapassá-las, de forma a melhorar o serviço.