Browsing by Author "Crispim, Tatiana"
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- "Mundo Jurássico"Publication . Crispim, Tatiana; Machado, RicardoDesde as últimas décadas tem surgido a necessidade de integrar o ensino de estatística nos currículos escolares desde a mais tenra idade, visto que é crucial dotar os cidadãos de conhecimentos e competências estatísticas que lhes permitam viver num mundo cada vez mais controlado por dados. O presente trabalho surge da reflexão de uma futura profissional de educação, ao observar a pouca relevância que a maioria dos educadores dão à promoção do desenvolvimento da literacia estatística em crianças da educação pré-escolar. Desta forma, estruturou-se um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos que tem por objetivo perceber a potencialidade da metodologia do trabalho de projeto, enquanto ambiente de aprendizagem ativo, para que as crianças do pré-escolar possam concretizar aprendizagens estatísticas significativas. Este trabalho foi construído e desenvolvido durante o período da prática pedagógica supervisionada, no contexto de um grupo de educação pré-escolar, com crianças entre os 3 e os 6 anos. Para ser possível a concretização deste projeto desenvolveu-se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes neste estudo foram as crianças desse grupo, a educadora/investigadora e a educadora cooperante. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, diário de bordo, conversas informais, tarefas de inspiração projetiva, recolha documental e protocolos das crianças. Relativamente aos resultados, foi evidente a importância da motivação e interesse das crianças, presente num trabalho de projeto que parte dos seus interesses, sendo que houve uma evolução positiva dos conhecimentos das crianças sobre dinossauros e um desenvolvimento do seu pensamento estatístico e do seu raciocínio estatístico. A promoção de um ambiente de aprendizagem ativo, onde as crianças participam na construção do seu conhecimento, revela-se muito bom para que estas possam concretizar aprendizagens estatísticas significativas e promotoras de novas aprendizagens.