Browsing by Author "Coutinho, Ana Maria"
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- Consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: um estudo de caso no segundo ano de escolaridadePublication . Coutinho, Ana MariaEste estudo visa compreender os efeitos de um programa de técnicas de desenvolvimento de consciência fonológica em alunos do 1º ciclo do ensino básico a frequentar o 2º ano de escolaridade num agrupamento de escolas do concelho de Loures. O grupo experimental e o grupo de controlo são constituídos por quatro turmas: o primeiro grupo inclui uma turma com dificuldades ao nível da consciência fonológica e uma sem dificuldades e o mesmo sucede com o grupo de controlo. As quatro turmas foram avaliadas com baterias de provas fonológicas desenvolvidas por Silva (2002). O grupo experimental foi submetido a um programa de técnicas de aumento da consciência fonológica, constituído por actividades de consistência da palavra, rimas, segmentação silábica, da sílaba à palavra e omissão de fonemas e de sílabas. Os resultados obtidos na avaliação de consciência fonológica das turmas que participaram neste estudo, após a aplicação do programa de tarefas explícitas de consciência fonológica, acabaram por evidenciar a importância de incluir, nos planos de trabalho na disciplina de Língua Portuguesa, tarefas explícitas de consciência fonológica. Ao terminar este estudo, apuramos que as turmas experimentais aumentaram o desempenho ao nível da consciência fonológica e na fluência da leitura. Nas turmas de controlo (com as mesmas características das turmas experimentais) verificou-se um ligeiro aumento, uma vez que as baterias de provas fonológicas funcionaram como técnicas de actividades de consciência fonológica. Esta situação foi mais notória na turma de controle com uma consciência fonológica deficitária, uma vez que o seu desempenho na fase do pós-teste foi quase idêntico ao obtido na fase do pré-teste. A fluência da leitura neste grupo manteve um nível muito deficitário. No entanto, a turma de controlo com um nível de consciência fonológica satisfatório manteve a sua fluência na leitura e o seu desempenho nas duas fases de aplicação das baterias de provas fonológicas de Silva (2008).