Browsing by Author "Costa, Nuno Sérgio"
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- Formação em contexto clínico : a perspectiva do estudante de enfermagemPublication . Costa, Nuno SérgioA Supervisão consiste num processo intimamente ligado à formação clínica dos enfermeiros e dos estudantes de enfermagem. No contexto formativo atual, uma parte significativa da formação académica dos estudantes de enfermagem é efetuada em contexto de ensino clínico. Neste processo pressupõe-se a cooperação de enfermeiros experientes e qualificados, que partilhem conhecimentos e interajam com o formando, de forma a construir uma base teórica e prática assente na análise reflexiva e crítica das situações vivenciadas (Pinto, 2011). O enfermeiro tutor assume um papel de facilitador da aprendizagem e mediador da complexa contextualização da ação, devendo proporcionar ao estudante as condições ideais para atingir os objetivos propostos para cada ensino clínico (Abreu, 2007). Sendo assim, a Supervisão Clínica em Enfermagem, bem como o conceito de Mentorship têm constituído pilares determinantes na promoção de cuidados de saúde de qualidade e na definição da identidade profissional dos enfermeiros. Para melhor compreensão deste fenómeno, delineamos como objetivo principal desta investigação compreender a natureza da formação em contexto clínico, analisando o processo de acompanhamento dos estudantes pelo enfermeiro tutor. A amostra utilizada neste estudo corresponde a um total de 119 estudantes, sendo 47 correspondentes ao estabelecimento de ensino identificado pela letra A e os restantes 72, ao estabelecimento de ensino identificado pela letra B. Os dados referentes às duas instituições foram recolhidos no contexto de um estudo mais amplo, de âmbito nacional e coordenado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, desenvolvido com o apoio de diversas Escolas Superiores de Enfermagem, subordinado ao tema: “Formação e aprendizagem em ensino clínico: subsídios para intervenções de natureza didáctica”. Trata-se de um estudo de tipo exploratório, recorrendo-se a um questionário com uma vertente quantitativa e outra qualitativa. O instrumento selecionado para a recolha de dados, Clinical Learning Assessment Inventory - Mentor (CLASI-M), resulta de um estudo efetuado por Abreu e Calvário em 2005, tendo por base a perspetiva ecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Este foi já utilizado em diversas pesquisas no nosso país e no estrangeiro. O tratamento da informação quantitativa foi realizado com recurso ao programa informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), enquanto a parte qualitativa foi alvo de um processo de análise de conteúdo temática. As principais conclusões do presente estudo permitem-nos afirmar, através da análise estatística, que os estudantes que constituíram a amostra se encontravam na sua grande maioria satisfeitos com o tipo de supervisão facultada. Por outro lado, referem ter sido acompanhados por docentes/tutores com caraterísticas que os mesmos entendem como facilitadoras. Os participantes neste estudo enfatizaram o desenvolvimento de competências, como sendo um dos fatores mais importantes no seu processo de aprendizagem. Da análise de conteúdo temática emergiram nove categorias, sendo elas: Autonomia; Desenvolvimento de Competências; Avaliação; Reconhecimento; Integração na Equipa; Relação com Tutor/Equipa; Contacto/Relação com os Clientes; Estratégias Pedagógicas e Confiança, elementos que os estudantes consideram indispensáveis para o êxito da sua formação clínica. Palavras-Chave: Formação Clínica; Estudantes de Enfermagem; Ensino Clínico; Tutor; Supervisão Clínica.