Browsing by Author "Costa, Manuel"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O ciberespaço como nova dimensão nos conflitosPublication . Costa, ManuelEste trabalho temcomo objeto de estudo o posicionamento dos recursos humanos (RH) da Força Aérea Portuguesa (FAP) face ao ciberespaço. Para tal, definimos como objetivo principal do estudo avaliar o nível de preparação desses RH para lidar com os desafios associados ao ciberespaço, a fim de criar mecanismos para manter ou melhorar a cibersegurança na FAP. O processo metodológico baseou-se na perspetiva ontológica construtivista face à compreensão da realidade, partindo-se de um posicionamento epistemológico positivista/empirista. Utilizando um método de raciocínio hipotético dedutivo, através de uma estratégia de investigação quantitativa e de um desenho de pesquisa do tipo estudo de caso, com horizonte temporal transversal. O processo de investigação teve por base o método Quivy e Campenhoudt, complementado pela NEP/ACA 010. O trabalho está organizado numa introdução, três capítulos e uma conclusão. Os principais resultados foram a determinação estatística dos parâmetros populacionais relativos ao nível de conhecimento, nível de literacia, nível de interesse e nível de importância. As conclusões recolhidas indicam que os RH têm baixo nível de conhecimento em matérias relativas ao ciberespaço, baixa literacia em procedimentos de cibersegurança, baixo interesse em receber formação neste âmbito e atribuem pouca importância à manutenção de um ciberespaço aberto e seguro. Abstract: This work has as object of study the positioning of human resources (HR) of the Portuguese Air Force (PrtAF) in relation to cyberspace. Being so, our main goal is to assess the level of preparation of these HR to deal with the challenges associated with cyberspace, in order to create mechanisms to maintain or improve cyber security in the PrtAF. The methodological process was based on the constructivist ontological perspective in the face of the understanding of reality, starting from a positivist/empiricist epistemological position. Using a deductive hypothetical reasoning method, through a quantitative research strategy and a research design of case study type, with transverse time horizons. The research process was based on the Quivy and Campenhoudt method, complemented by NEP/ACA 010. This work is organized in an introduction, three chapters and a conclusion. The main results obtained were the statistical determination of the following population parameters: level of knowledge, level of literacy, level of interest and level of importance. The findings show that HR has a low level of knowledge on cyberspace, low literacy in cybersecurity procedures, low interest in receiving training in this field, and assign little importance to the maintenance of open and secure cyberspace.
- Desenvolvimento da LiderançaPublication . Costa, ManuelEste trabalho tem como objetivo definir um modelo de desenvolvimento de liderança na carreira do oficial das Forças Armadas que fosse reconhecido como imperativo estratégico organizacional. Através de uma metodologia hipotético-dedutiva reconheceu-se o desenvolvimento da liderança como imperativo estratégico, evidenciou-se um quadro referencial de competências associadas à liderança e obteve-se um modelo de formação aperfeiçoado para o seu desenvolvimento. Concluiu-se como essencial ao processo de desenvolvimento da liderança, a manutenção de uma formação inicial com um modelo que integrasse a componente científica e robustecesse a componente comportamental, que permitisse a inclusão dos alunos mais antigos no processo e estrutura de instrução militar dos mais modernos, que incluísse formação no fim do ano letivo aproveitando o catálogo de cursos militares disponíveis para cada Ramo e que possibilitasse nos tirocínios um incremento da carga horária vocacionada para a aquisição de competências técnicas associados ao desempenho da função militar. Abstract: This study is aimed to define a leadership development model in the Armed Forces officers’ career to be recognized as an organizational strategic imperative. Through a hypothetical-deductive methodology it was recognized leadership development as a strategic imperative, evidenced a frame of skills’ reference associated with leadership and obtained a training model optimized for its development. It was concluded as essential to leadership development process, the maintenance of initial training with a model that integrates the scientific component and strength the behavioural component, which allows the inclusion of the oldest students in the process and military education structure of the youngest , includes training at the end of the school year taking advantage of the catalogue of military courses available for each military Branch and that allows an increase in hours in the tirosinium dedicated to the acquisition of technical skills associated with the military functions performance.
- A Segurança no Espaço AéreoPublication . Costa, ManuelEste trabalho perante a ameaça do uso da aviação civil como arma, propõe analisar como se processa no sistema de segurança nacional a sua prevenção e o seu combate e se a Força Aérea dispõe dos meios para cumprir o estabelecido pela Directiva Operacional 015/ CEMGFA/02 “Defesa Aérea em tempo de Paz”. A metodologia usada foi a de uma intensa pesquisa documental de forma a identificar as ameaças, que potenciam o uso de uma aeronave como arma, e saber como o sistema de segurança as previne e as reprime. Para a aviação comercial tem sido criada legislação que materializada através de medidas e de procedimentos colocam Portugal no mesmo nível dos outros países da EU. O Regulamento 2030/2002 da Comissão e do Parlamento Europeu, estabeleceu uma série de regras comuns a todos os países membros no domínio da segurança da aviação civil que tem sido aplicado no sistema nacional de segurança aeroportuária. O sistema nacional, na aviação geral, apresenta algumas vulnerabilidades que, se devidamente exploradas, podem possibilitar que uma aeronave possa ser usada como arma. A obrigatoriedade de submissão de plano de voo e do estabelecimento de comunicações rádio bilaterais com os órgãos ATS, no espaço aéreo não controlado, da FIR de Lisboa seria dar um passo muito importante no controlo do espaço aéreo nacional. Para a Força Aérea a grande lacuna detectada é a impossibilidade de aplicar a Directiva Operacional, acima referida, a todo o país, devido à inexistência de sensores radar, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira e que impossibilitam o combate a uma situação “Renegade” nessas regiões autónomas. No âmbito da prevenção, é fundamental reajustar alguma da legislação de forma a estabelecer a Autoridade Aeronáutica Nacional e assim garantir uma efectiva articulação entre a segurança interna e a segurança externa, fundamental no combate a esta ameaça transnacional. Abstract: The purpose of this study is to analise the national security system and verify if it’s prepared to prevent the trhreat of a civilian aircraft could be used as a weapon and the Portuguese Air Force have the means to fulfill the established by the CHOD Operational Directive 015/2002 “ Air Defense in Peace Time”. The methodology used was to perform an intense research of the documentation to detect the faults that can it be explored, by who intend to hijack an aircraft and use it as a weapon. For the commercial aviation, Portugal is in the same level of the others countries of the EU, because it was been materialized, in measures and in procedures, the legislation created by international organizations. The Regulation (EC) 2030/2002 established a series of common rules to all of the countries members, in the domain of the security of the civil aviation that has been applied in the national system of airport security. The national system presents some weaknesses that itself properly explored, namely in the general aviation, can enable that an aircraft can be used as a weapon. The submission of the flight plan and the establishment of bilateral radio communications with ATC for the all Lisbon FIR, would be very important to control the mainland air space. For the Air Force the big gap is the absence of radars at Azores and Madeira islands, fundamental for the Command and Control of national airspace, and without C2 it will be impossible to dealing with a “renegade” situation in those regions. It´s fundamental to establish the National Aeronautic Authority in order to guarantee an effective articulation between the internal and external security, fundamental to prevent an fight this transnational threat.