Browsing by Author "Cordeiro, Ana Miguel Goulão"
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- A criação de uma Living Brand para um atelier de restauro sob a perspetiva de designer-proprietário - Estudo de caso Atelier Anas GoulãoPublication . Cordeiro, Ana Miguel Goulão; Cadarso, MariaTendo em conta o número de empresas pertencentes ao setor cultural e criativo em Portugal, estimou-se que existe um elevado número de proprietários que desenvolvem as suas próprias identidades visuais, o que, em conjunto com uma forte motivação pessoal, potenciaram o desenvolvimento do presente projeto. Sendo uma temática pouco abordada, este projeto constitui um possível guia de como elaborar uma Living Brand e a identidade visual para uma empresa tendo em conta os desafios inerentes à dualidade de funções designer-proprietário, com base na sustentabilidade, concretizando uma versão de marca mais consciente e contemporânea. O presente projeto de investigação realizado no âmbito do Mestrado de Design e Cultura Visual, pretende desenvolver a identidade visual para um atelier de restauro de móveis do qual sou proprietária. Neste âmbito, foram estudados os conceitos básicos de uma marca, a área da sustentabilidade e as Living Brands como marcas mais sustentáveis. De modo a alcançar uma resposta a esta problemática, foi elaborado um processo metodológico que envolveu o enquadramento teórico acerca desta temática; o levantamento de estudos de caso relevantes, que permitiu obter diretrizes para o desenvolvimento do projeto, analisar o mercado e posteriormente a realização de uma análise SWOT do atelier; o processo de investigação aplicado – Action Research – com os restantes membros do atelier e, por fim, um questionário de validação da identidade visual com o público-alvo. O projeto final consistiu na Living Brand e toda a identidade visual do atelier Anas Goulão, juntamente com a elaboração de um manual de normas gráficas. O projeto pretende identificar quais os desafios e as condicionantes inerentes à dualidade de funções designer-proprietário, reforçando a importância de arranjar estratégias e ferramentas para “fugir” aos bias que pode envolver o processo de trabalho de um designer que se encontra nesta situação bem como, realçar a importância da criação de marcas mais conscientes, éticas e contemporâneas.